Para poder costurar bem, temos antes que entender o que é esse tal de “fio do tecido” de que tanto ouvimos falar em livros, revistas, etc. Já recebi várias dúvidas que envolvem esse assunto, então vou falar um pouco sobre como são feitos os tecidos, pois isso é fundamental para entender o fio.
Você provavelmente conhece o tear; se não o tear industrial, o tear manual, ou ainda aquele brinquedo com pregos que fazíamos quando crianças. O tear manual consiste em uma armação de madeira em que prendemos vários fios lado a lado (fios de urdume). Esses fios ficam bem esticados. Depois disso, passamos outro fio por entre os fios já esticados (fio de trama). Esse fio de trama passa um fio por cima, e outro por baixo, e assim por diante.
A imagem acima é um esquema de tear. Se você ainda não conhecia o tear, fique ciente de que nem todos são iguais a este, mas o essencial é o mesmo.
- Os fios que estão correndo na horizontal são os fios de urdume, e o fio enrolado (letra “i”) que passa entre os fios de urdume na vertical é a trama.
- Indicado pela letra “c”, os pentes que servem para levantar ou abaixar alguns fios de urdume. Isso facilita a passagem do fio da trama.
- O pente “h” é usado para bater o tecido, ou seja, pressionar o fio de trama para compactar a trama que já foi feita.
- Em “b”, o rolo que serve para enrolar o tecido à medida que vai sendo feito.
- Em “a”, os fios de urdume estão enrolados e são desenrolados à medida que o tecido vai sendo feito.
O que tanto chamamos de fio do tecido é o sentido em que corre o fio de urdume. Porque isto é tão importante? Porque o urdume e a trama, por assumirem funções diferentes no momento da tecelagem, acabam por ter características diferentes e também influenciam o caimento de maneira diferente.
Como vimos no tear, o fio de urdume fica bem esticado e é a base da trama do tecido. Por ele ficar assim tão tensionado, os fabricantes usam fios mais torcidos e mais resistentes. Geralmente esses fios são mais finos também, o que facilita a passagem da trama.
O fio da trama entra na história depois que o fio de urdume já está arrumadinho no tear. Passamos a trama por entre os fios de urdume de um lado a outro, sem puxar demais. Diferentemente do urdume, a trama não é tensionada, logo o fio pode ser menos resistente e menos torcido. Quando fazemos um tecido com fios diferentes, como fios chenille, ou fios de lã rústicos, estes sempre vão na trama, e nunca no urdume. Também por ele não ser tensionado, o fio da trama fica ondulado no tecido, pois segue o caminho em zigzag ao redor dos fios de urdume.
O que isso tem a ver com o caimento do tecido é que quando o fio de urdume cai perpendicular ao solo, a roupa tem um caimento melhor do que quando ele cai paralelo ao solo. Como o fio de urdume é mais tensionado e rígido, também é mais resistente, e é ótimo para regiões da roupa que vão sofrer tensão, como palas de camisas.
A terceira opção de corte é o viés, mas não existe um fio “viés”. O corte em viés é feito a 45˚ do fio de urdume. Neste sentido não passa nenhum fio do tecido, por isso o caimento é mais leve e o tecido estica mais.
Como cortar no fio reto, atravessado e viés
Agora uma dica sobre como usar os três cortes diferentes.
- Para marcar o fio reto no molde, trace uma linha paralela ao centro da frente ou centro das costas. (imagem acima, à esquerda)
- Para marcar o fio atravessado, trace uma linha perpendicular ao centro da frente ou centro das costas. (imagem acima, no meio)
- Para marcar o viés, trace uma linha a 45˚ da linha do centro da frente ou das costas. (imagem acima, à direita)
Fácil, não é?
E para cortar, é só posicionar a seta na mesma direção do fio de urdume! Fica assim:
O molde da esquerda é o de fio reto, o do meio é de fio atravessado, e o da direita é o de viés. Viu como todas as marcações de fio dos moldes estão paralelas à ourela? Feito isso, a direção do molde assume a direção do traçado: o molde do fio reto ficou paralelo à ourela, o molde do fio atravessado ficou perpendicular à ourela, e o molde do viés ficou a 45˚ da ourela.
[symple_divider style=”dotted” margin_top=”20px” margin_bottom=”20px”]
E então, gostaram? Sobrou alguma dúvida sobre o fio do tecido?
Leave a Reply