Paralela, perpendicular?!? Noções básicas de geometria para modelagem

|

,

| por

Para fazer moldes, precisamos saber um pouquinho de geometria. Todos os métodos de modelagem plana se baseiam em princípios dessa área da matemática. Se você planeja aprender a fazer moldes e já se esqueceu do que aprendeu na escola, é bom rever! Escrevi este artigo pensando em vocês!

Ponto e Reta

Noções básicas de geometria para modelagem

O ponto é um elemento que não tem tamanho, ele apenas marca uma posição. Marcamos um ponto no papel do menor tamanho possível.

A reta é uma linha contínua, que não quebra e nem curva. Muitas vezes, na modelagem, traçamos a reta entre dois pontos. A reta deve ser sempre traçada com régua.

Retas paralelas

Noções básicas de geometria para modelagem

Retas paralelas são duas ou mais retas que têm uma distância constante entre si. Se medirmos a distância entre elas em vários pontos, o resultado será sempre o mesmo. Na teoria, se prolongarmos essas retas infinitamente, elas nunca se cruzarão. Para traçar retas paralelas, devemos primeiro traçar uma reta, em seguida marcar a distância desejada a partir de dois pontos da reta, e depois traçar a segunda reta sobre esses pontos.

Retas perpendiculares e ângulos retos

Noções básicas de geometria para modelagem

Já as retas perpendiculares se cruzam de modo a formar ângulos iguais dos dois lados. Esses ângulos são chamados ângulos retos, e têm 90˚. É importantíssimo conhecê-los, pois usamos muito para traçar moldes.

Para traçar retas perpendiculares e ângulos retos, devemos usar o esquadro, que é um tipo de régua em forma de triângulo. O esquadro sempre tem um canto em ângulo reto.

Ângulos agudos e obtusos

Noções básicas de geometria para modelagem

Quando um ângulo é menor que o ângulo reto, ou seja, mais fechado, esse é chamado agudo. Quando é maior, ou mais aberto, é chamado de obtuso.

Retângulo

Noções básicas de geometria para modelagem

O retângulo é uma figura de quatro lados, que possui todos os ângulos iguais, mas nem todos os lados têm a mesma medida. O retângulo sempre tem dois pares de lados.

Para traçar um retângulo, usamos o esquadro. Começamos marcando um dos lados. Em seguida, traçamos uma reta perpendicular e marcamos sobre ela a medida do outro lado. A partir dessa marcação, traçamos outra perpendicular e repetimos até fechar a figura.

O retângulo é a base de muitos métodos de modelagem, então pratique seu ângulo reto.

Se tiver mais alguma dúvida nesta área, me pergunte nos comentários!

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *