Esta régua facilita muito o traçado de moldes, então recomendo a todos que trabalham com isso.
A régua de que falo é feita de um plástico transparente e flexível, que tem 10cm de largura e 60 de comprimento. Ela é marcada com retas paralelas e perpendiculares a distâncias definidas, o que faz com que traçar margens de costura, retas paralelas e perpendiculares seja uma delícia!
A régua que eu uso foi desenvolvida por Lucas da Rosa, que tive sorte de ter como meu professor na faculdade.
Resolvi mostrar o que sei para que você possa aproveitar bem a sua! Se você souber de algum truque que não falo aqui, conta pra gente nos comentários!
Se você ainda não tem uma e quer comprar, neste site eles enviam por correios para todo o Brasil: http://www.hspnet.com.br/site/index.php?pag=categoria&IDcat&produto=9264
Perpendiculares
Para traçar retas perpendiculares, apóie uma das linhas curtas da régua sobre a linha traçada no papel (em vermelho). Ajeite a régua para que fiquem perfeitamente alinhadas, e trace com lápis na beirada comprida da régua.
Paralelas
Apóie uma das linhas compridas da régua sobre a primeira linha do papel (em vermelho). Trace ao longo do lado comprido da régua.
Esta régua já vem com várias distâncias paralelas predefinidas. Os números menores ao longo do lado curto indicam a distância daquela paralela à beirada da régua. Assim fica fácil!
Para traçar paralelas na distância desejada, é só usar a reta que escolheu para apoiar sobre a reta do papel. No exemplo, uma margem de costura de 1cm.
As distâncias disponíveis são (em centímetros): 0,5-1-1,5-2-2,5-3-3,5-4-4,5-5-5,5-6-6,5-7-7,5 de um lado (as linhas pontilhadas representam metade), e 0,35-0,75-1,2-1,7 do outro. Isso quer dizer que marcar margens de costura e bainhas variadas é muito fácil. E para marcar 10cm, é só usar a largura inteira da régua.
Use também para marcar bainha e revel!
Viés e 45˚
Para marcar um perfeito 45˚ no molde e no tecido, usamos a parte em X no meio da régua. Apoiamos uma das retas diagonais sobre uma linha reta da roupa (preferencialmente a linha do centro), e traçamos na beirada da régua. A linha traçada estará a 45˚ da roupa, e o fio será enviesado.
Margens de costura em curvas
Para marcar margens de costura nas partes curvas da roupa, temos que ir de pouco em pouco, girando a régua para que acompanhe a linha curva.
Medindo curvas
Como a régua é flexível, podemos usá-la para medir cavas e decotes! Vá com cuidado para que seja bem preciso.
[symple_divider style=”dashed” margin_top=”20px” margin_bottom=”20px”]
O que acharam desta régua? Para mim, é essencial!
Leave a Reply