O post de hoje é resposta ao pedido de uma leitora, que tem dúvidas sobre como fazer a prega na bainha do forro do blazer. Como isso depende da maneira como o forro todo é costurado, então resolvi mostrar todo o processo. Escolhi uma maneira de fazê-lo à máquina, sem nenhuma costura à mão, que foi a melhor e mais rápida que encontrei.
No meu exemplo, o blazer foi estruturado com entretela colante na frente toda, gola inferior completa e bainhas. Hoje não entrarei em detalhes sobre os moldes do blazer, mas é importante esclarecer que, para fazer essa prega, a margem de bainha do blazer deve ser de 4cm, e o forro devemos cortar sem margem, bem na linha da dobra. Para fazer o acabamento do revel, uso o molde da frente do blazer assim:

Aprendi este tipo de acabamento no site Fashion Incubator, e adaptei para adicionar a prega do forro, que a autora não usa. Clique no link para ver um exemplo costurado, muito fácil de entender.
Começarei a explicação com a parte de fora do blazer (frente, costas, manga e gola inferior) toda costurada, e a manga já preparada como neste post, até a parte logo antes de costurar o forro. O forro (frente, costas, forro da manga) e o revel (lapela, gola e revel das costas) também estão todos costurados como mostra a ilustração abaixo (clique nas imagens para aumentar). O forro de uma das mangas deve ter uma abertura de uns 10cm na costura para facilitar o acabamento mais tarde. As costuras estão todas passadas abertas, com exceção das costuras que unem manga e cava.

Vamos começar:
- Costuramos o revel à parte externa do blazer, fazendo coincidir lapela e gola. Como ilustrado abaixo, não costuramos tudo de uma vez só: começamos da metade da gola, costuramos ao redor da ponta, e paramos logo que chegamos à lapela, sem passar por cima da margem de costura, afastando-a para o lado como na figura da direita. Depois, afastamos as margens para o lado da gola, e começamos a costurar a lapela como na figura do meio. Paramos no fim do revel, e começamos novamente do meio da gola, descendo pelo lado oposto.
- Passamos as costuras abertas, quando possível, e desviramos. Vai ficar como na imagem abaixo, a parte da gola e da lapela com acabamento feito. Passamos novamente. Levantamos o revel das costas para que apareçam as costuras que unem as golas ao revel e às costas. Fazemos piques com a tesoura, caso ainda não tenhamos feito, e costuramos as margens juntas como na terceira figura abaixo. Isso vai impedir que a gola fique solta.
- Agora dobramos a bainha e passamos. Isso vai marcar sua altura para que seja mais fácil finalizar o blazer depois.
- Desdobre a bainha e desvire o revel e a gola, para que fiquem do avesso novamente. Costure a bainha do forro à bainha da parte externa, juntando o direito do blazer com o direito do forro. Deixe uma abertura de 10cm na bainha para podermos desvirar o blazer depois.
- Depois disso, separe o forro e a parte externa, e costure a parte inferior do revel, parando exatamente a 1cm da beirada interna do revel (bolinha vermelha na imagem da esquerda). Vire o blazer para que fique com o avesso para cima, e faça um pique no canto da bainha, parando exatamente onde termina a costura anterior.
- Lado direito para cima novamente, dobre a prega do forro sobre a bainha. Alfinete uma prega de 1cm, que fica bem na metade da bainha de 4cm do blazer (figura da esquerda). Depois disso, trazemos o forro sobre o blazer para costurarmos bainha e forro ao revel, como na figura da direita. O pique que fizemos anteriormente vai permitir isso.
- Costuramos o forro ao revel das costas também, como na figura abaixo. A costura está representada pela linha tracejada vermelha.
- Agora costuramos o forro da mangas, como explicado neste post. Tome muito cuidado para não costurar o forro torcido.
- Agora desviramos o blazer pela abertura na bainha. Esta etapa é uma bagunça mesmo. Temos que puxar a gola pelo buraco, desvirar tudo, puxar as mangas para fora. O blazer estará bem amassado, então passe-o para facilitar o acabamento, principalmente a bainha.
- Devemos fazer umas costuras importantes que vão segurar o forro no lugar, para que o blazer não fique se movimentando a cada lavação, nem enquanto vestido. Primeiro, passamos a mão por dentro do buraco da bainha, e seguramos as margens de costura da ponta do ombro, tanto do forro quanto da parte externa. Traga-as para fora, e costure-as juntas com um bom arremate. Assim, o forro da manga não fica escapando.
- No blazer, temos costuras verticais que cruzam a bainha. Como a bainha é dobrada, as margens de costura também são dobradas, e se tocam. Com a mão dentro do blazer novamente, puxe as margens de costura do blazer que se tocam na bainha. Para cada costura, você fará um arremate à máquina em uma das margens. É o mesmo tipo de arremate já feito na bainha das mangas, como mostrei aqui.
- Em seguida, passe a mão por dentro do buraco do forro da manga, segure a abertura da bainha, e puxe-a para fora. Costure essa abertura fechada.
- A última costura que precisamos fazer é fechar o buraco do forro da manga, que pode ser feita à máquina, pelo lado direito.
- E para finalizar o blazer, passamos bem. Depois disso, é só aplicar casas e botões.
Leave a Reply