Hoje mostrarei uma maneira muito fácil e rápida de costurar e forrar a manga duas folhas, característica de blazer e casacos de alfaiataria. Essa maneira usa o mínimo de costuras à mão, por isso é adequada a métodos de construção industriais, e é basicamente como as mangas dos casacos nas lojas são feitas.
A manga duas folhas é um tipo de manga que é formada por dois pedaços de tecido, um que fica em cima do braço, e outro embaixo, unidos por duas costuras, uma frontal e outra traseira. Esses recortes permitem que a manga seja feita um pouco curvada para frente, igual à curvatura do braço, que fica levemente flexionado quando em repouso.
Essa manga, também chamada de “manga alfaiate”, quase sempre tem abotoamento na costura traseira, contudo, esse abotoamento quase sempre é falso, pois o verdadeiro é muito mais difícil e demorado de fazer. Como isso também se reflete em custo, a indústria deixa de lado esse detalhe. Hoje vou mostrar essa versão rápida.
Para fazer esse acabamento, começaremos pelos moldes. Você verá que uso entretela colante na barra da manga. A que recomendo para isso é a entretela de malha para alfaiataria que mostrei aqui.
Ajustes dos moldes
Esses acima são os dois moldes principais para fazer a manga duas folhas – é a partir deles que cortaremos a parte externa da manga. Temos alguns detalhes para conferir e garantir que a manga fique o melhor possível:
- A bainha é de 4cm, e a extensão para o abotoamento tem 12cm de comprimento (sem contar a bainha) e 4cm de largura (sem contar a margem de costura da manga);
- Na hora de cortar o molde, dobre a bainha para cortar a margem de costura da lateral. Como a manga é mais larga em cima e mais estreita na bainha, se não fizermos isso, na hora de dobrar a bainha para dentro ela ficará mais estreita do que a manga:
- Com a bainha ainda dobrada, faça pequenos piques para indicar a dobra:
- Na folha inferior da manga, a mais estreita, faça um pique na bainha onde se encontra com o limite da extensão:
- Na folha superior, o pique é diferente. Dobre a bainha e também a extensão do abotoamento e faça o pique onde as duas se encontram:
- Prepare os moldes para a entretela colante. Eles cobrem toda a extensão e bainha, sem ir além da linha de costura da manga ou da dobra da bainha. Na folha superior, o molde da entretela deve ser cortado diagonalmente de um pique ao outro (molde da direita):
- Os moldes do forro são como os da parte externa da manga, mas sem margem de bainha e sem extensão para o abotoamento.
Montando tudo
Corte o tecido, forro e a entretela de acordo com os moldes, e não se esqueça dos piques, pois são importantíssimos para que o trabalho seja rápido e preciso. Cole as entretelas na bainha e extensão.
- Começaremos pela folha superior. Dobre direito com direito e junte os piques diagonais. Não tem problema se sobrar uma ponta como no meu, abaixo. Costure do pique até a dobra, acompanhando a entretela.
- Vai ficar assim:
- Dobre a sobra de tecido e passe para que fique deste jeito:
- Use os piques de bainha e já aproveite para passá-la no lugar. Agora é só virar para o lado direito e passar novamente:
- Na folha inferior, só precisamos dobrar a bainha na altura dos piques e fazer uma pequena costura na extensão:
- Desvire, dobre e passe:
- Junte a folha superior e a inferior e complete a costura onde fica o abotoamento: atravesse o topo da extensão, e depois suba para costurar até o topo da manga. Passe a costura aberta. Como a extensão ficará toda para um lado, chega um momento em que a margem tem que ser dobrada assim:
- Como a manga não vai abrir de verdade, podemos fechar as extensões com uma costura que vai só até onde começa a bainha:
- Feche a costura frontal da manga e passe as margens abertas.
- É nesta hora que você costura a manga no casaco. Costure todo o forro também, deixando uma abertura para desvirar depois. Fixe o forro no casaco (veremos isso num próximo artigo).
- Com o forro e a manga do avesso, junte a barra do casaco com a barra do forro, e alinhe a costura frontal de ambos.
- A costura traseira do forro deve ser alinhada com o pique da extensão da folha inferior:
- Costure. Vai ficar um pequeno buraco onde deveria abrir a manga. Você pode fechar à mão, se quiser.
- Para garantir que a bainha fique sempre dobrada no lugar certo, desdobre-a na região da costura frontal:
- Agora dobre novamente de acordo com o pique, e junte as margens de costura como na foto abaixo. Faça uma pequena costura para fixar uma na outra.
- Quando desvirar a manga, vai ficar assim:
O forro tem uma prega de 2cm, e acaba a 2cm da bainha.
Agora é só costurar os botões! Se você quiser fazer as casas também, recomendo que as faça antes de fechar a costura frontal.
Boa costura!
Leave a Reply