Hoje vou mostrar duas entretelas que são as únicas colantes que, até o momento, me deixaram 100% satisfeita. Nunca gostei muito de usar entretela colante pelo fato de serem tão difíceis de colar. Na minha experiência, ou levamos alguns bons minutos para grudá-las no tecido, ou ficamos com uma roupa cheia de bolhas depois de lavar. Não sei se alguma vez já consegui que ficassem perfeitas.
Além disso, elas deixam o tecido duro e sem caimento. Para algumas roupas, isso é ótimo, como cós de saia, corselet e talvez alguns vestidos de festa, mas para a maioria dos casos ela dá uma cara meio estranha à roupa. Ainda assim, confesso que prefiro alinhavar entretela sem cola a ficar 10 minutos segurando o ferro.
Acontece que muitas vezes alinhavar a entretela dá um trabalhão! E em alguns casos, não temos esse tempo todo para investir em uma peça de roupa. Ainda bem que estas entretelas existem:
Uso dois tipos de entretela de malha:
- a da esquerda, preta, é fina e leve. É feita de malha, mas tem fios tramados também, o que faz com que misture características de malhas e de tecido plano. É estável, não estica muito, mas tem um ótimo caimento. O lado da cola é o branco. Pode ser comprada toda branca também. É ideal para alfaiataria quando não queremos que a peça fique muito rígida. Uso para entretelar frentes e golas de casacos e jaquetas em geral. Ela deixa o tecido encorpado, mas sem endurecer.
- a da direita, em cinza claro, que é super fininha e até transparente. Essa é uma malha comum, com elasticidade nos dois sentidos. Também tem um ótimo caimento, e vem em mais cores. É ótima para entretelar malhas, pois dá corpo ao tecido e mantêm um pouco da elasticidade, além do caimento. Também uso para costas e laterais de casacos, e vestidos ajustados.
Para mim, a maior vantagem que elas oferecem é a facilidade de uso. Para colar, é só repetir os seguintes passos:
- Comece com o tecido e a entretela já cortados no formato do molde. Coloque a entretela sobre o tecido, lado da cola em contato com o avesso do tecido.
- Cubra a entretela com um pano de passar de algodão – uso morim.
- Esquente o ferro a uma temperatura média e borrife água no pano de passar para umidecê-lo.
- Deite o ferro sobre uma parte da entretela (que está coberta com o pano). Deixe-o nessa posição durante 30 segundos.
- Levante o ferro e posicione-o sobre outra parte da entretela que ainda não foi colada, por mais 30 segundos. Faça isso várias vezes até ter coberto ela toda.
- Quando terminar, deixe-a esfriar. Comprove que ficou colada tentando descolar as pontinhas. Se estiverem soltas, repita o processo.
Mesmo com todas essas vantagens, sempre faça um teste com o seu tecido antes de decidir qual entretela vai usar. O teste completo incluir colar, depois lavar na máquina e secar. Se depois desse processo todo a entretela não tiver descolado, então é uma ótima opção para o seu projeto.
Leave a Reply