Hoje vou lhes mostrar uma técnica de modelagem que é muito útil para fazer recortes fora do padrão. Ela é ensinada no livro Pattern Magic, e também pelo famoso Shingo Sato, que está ministrando cursos pelo mundo afora. Esta técnica é uma aplicação divertida de um conhecimento básico da modelagem, em que usamos recortes para eliminar pences.
Decidi ensinar isso a vocês pois me pediram para explicar melhor as técnicas do Pattern Magic. O livro apresenta tudo com esquemas, então pode ficar muito confuso para iniciantes. Para aqueles que estão confusos com os “ângulos”: Não tem ângulo nenhum na maioria dos esquemas! Aquelas medidas são em centímetros, e estão ali para indicar onde você deve desenhar os recortes. Outra dica: Você não precisa seguir as medidas que eles estão indicando, aquilo serve apenas como sugestão. Preste atenção aonde estão passando as linhas, pois essas são os desenhos que você tem que reproduzir para fazer aquele efeito.
Sei que apenas essas explicações não são suficientes, então entrei em contato com a editora do livro para pedir permissão para usar algumas das suas imagens, assim fica mais fácil de explicar e de entender. Por enquanto, vamos ver como funciona este truque!
Uma base com pences
Começamos com um protótipo costurado em um tecido bem barato. Ele deve ter a forma que você quer que a roupa tenha no final. Se quiser que tenha uma saia godê, então esse protótipo deve ter uma saia godê. Eu usei uma blusa simples com pences, e aqui só a frente, para fazer uma demonstração.
Desenhe
Em seguida, desenhe na roupa as linhas onde você quer que sejam os novos recortes. Para que isso funcione, as linhas devem passar nas pontas das pences, ou bem perto das pontas. Faça quantas quiser, tendo em mente que terá que costurar tudo depois, então não podem ficar muito próximas ou com curvas muito fechadas. Isso também depende da sua habilidade com costura.
Lembre-se de marcar traços que cruzam com os recortes (eu esqueci). Eles vão virar piques que ajudam a montar a peça depois.
Por segurança, numere as peças, assim você não troca a ordem depois.
Recorte
Recorte nas linhas que você desenhou.
Reforce a marcação dos piques.
Agora você tem moldes de formatos bem inusitados.
Se você tem alguma ponta de pence que não passou por um recorte, pode fazer um recorte até a ponta, como na foto. Isso só funciona se for uma pence pequena, ok? Essa abertura vai ter que ser embebida (levemente franzida) depois.
Costure
Transfira esses moldes para o tecido em que irá cortar a peça. Recomendo que comece com tecidos baratos até que tenha prática na costura dessas curvas. Adicione margens de costura e lembre-se de marcar os piques.
Para montar a peça, recomendo que primeiro passe uma costura mais ou menos na linha do recorte, um pouco para dentro da margem de costura. Essa costura vai “segurar” o tecido para os piques que vamos fazer depois.
Nas curvas côncavas (que se voltam para dentro), faça pequenos cortes que cheguem perto da costura que você acabou de fazer.
Para juntar as partes, comece com os piques. Alinhe-os e alfinete.
Depois, ajeite as curvas para que se encaixem.
Costure à mão ou á máquina. Pode alinhavar antes, se preferir.
Passe a costura aberta, com ajuda de uma almofada de alfaiate ou rolo de passar.
Confira o resultado! Se acabou ficando alguma prega na costura, você pode desmanchar aquele pedaço e tentar refazer. O ideal é que fique tudo lisinho. Com a prática, você pega o jeito.
Continue com os outros recortes.
O resultado
E o meu ficou assim:
E com duas cores de tecido, fica muito divertido, como na imagem do começo do post.
Se você gostou desta técnica, pode ver o vídeo do Shingo Sato, em que ele faz um modelo de vestido assim. Fica lindo! http://www.youtube.com/watch?v=th90rJ8SCIw
Leave a Reply