Como fazer uma almofada de alfaiate

|

, , ,

| por

 

Almofada de alfaiate feita de algodão e serragem.
Almofada de alfaiate feita de algodão e serragem.

 

A almofada de alfaiate (em inglês “tailor’s ham”) é uma ferramenta de costura usada para passar partes da roupa que não são planas, como costuras curvas, pences, cabeça de mangas, golas, entre outros. Apesar de ser muito pouco divulgada aqui no Brasil, é um acessório imprescindível para moldar roupas bonitas e ajustadas. É usado especialmente para roupas estilo alfaiataria, mas quando tenho um à disposição, uso para qualquer tipo de roupa que tenha curvas.

Para usá-la, coloque sobre a almofada a parte da roupa que quer passar, ajustando a curva do tecido à curva da almofada. Passe normalmente, respeitando a temperatura ideal para o tecido, e cobrindo-o com um pano para proteção.

Essa almofada é feita de tecido e recheada de serragem, que absorve bem a umidade. O ideal é que tenha um lado de tecido de algodão e o outro lado de lã, este serve para passar tecidos de lã sem marcar. Cuidado: o tecido tem que ser 100% lã!

Como eu não tinha lã em casa, e não costumo costurar tecidos de lã, fiz os dois lados com algodão. Claro que quando eu fizer alguma roupa de lã, tenho que fazer uma nova, ou então colocar um pedaço de lã sobre a almofada na hora de passar. No final deste artigo, deixo o meu molde para que você possa fazer uma também. Já aviso que a serragem se espalha muito fácil e faz a maior bagunça, então escolha um lugar apropriado.

Materiais

  • tecido de algodão cru
  • tecido de lã
  • máquina de costura
  • linha de costura
  • agulha de mão
  • dedal
  • tesoura
  • balde
  • serragem (usei serragem para animais domésticos)
  • tubo de papel (usei um rolo de papel higiênico, mas pode ser um tubo feito de papel cartão)
  • colher de pau
  • molde (no fim do artigo)

Como fazer

  1. Corte o molde no tecido de algodão cru duas vezes, e na lã também duas vezes. A almofada é feita com camadas duplas de tecido. 
  2. Costure ao redor do molde, mas deixe uma abertura para desvirar e para colocar serragem.
  3. Corte piques nas curvas para que assentem melhor.
    Almofada de alfaiate - Como fazer
  4. Desvire.
  5. Coloque um pouco de serragem dentro de um balde e comece a encher a almofada. Para facilitar, coloque o tubo de papel no buraco, assim ele fica sempre aberto.
    Almofada de alfaiate - Como fazerAlmofada de alfaiate - Como fazer
  6. Encha toda a almofada, e quando achar que está bom, tire o tubo de papel e use a colher de pau para empurrar a serragem para dentro. Ela tem que ficar bem compacta, então vá empurrando e enchendo mais, e mais, e mais.
    Almofada de alfaiate - Como fazer
  7. Quando não aguentar mais, costure a abertura para fechar a almofada. Faça pontos bem fortes para que não escape nenhuma serragem.
    Almofada de alfaiate - Como fazer
  8. Está pronto. Agora limpe a almofada com uma escovinha para tirar toda a poeira e comece a usar.

Molde

Use este molde para fazer a sua: Molde de Almofada de Alfaiate

Para usar o molde, imprima o PDF em escala 100%. São duas páginas.

Molde de almofada de alfaiate

Meça o quadrado de teste para conferir que o molde foi impresso no tamanho certo. 

Molde de almofada de alfaiate

Recorte uma das beiradas do molde e cole as folhas com fita adesiva, como na foto abaixo:

Molde de almofada de alfaiate

Recorte ao redor do molde. Ele já tem margens de costura de 1cm.

Molde de almofada de alfaiate

 

Agradeço se compartilhar o molde com os amigos! Só não se esqueça de fazê-lo com um link para esta página, e não diretamente para o molde, ok?

Espero que aproveite bastante sua almofada de alfaiate!

Comments

5 responses to “Como fazer uma almofada de alfaiate”

  1. Cristiane Avatar
    Cristiane

    Olá Renata, td bem? 
    Primeiro gostaria de elogia-la pelo excelente blog que vc tem. Estou amando percorrer as paginas repletas de informações preciosas para aquelas que se aventuram nesse mágico mundo da costura. Muito obrigado! Amei esse post sobre a almofada de alfaiate. Estou doida para fazer uma, mas ao ler bateu uma dúvida: Devo cortar 2x os tecidos (lã e algodão cru) e depois costurar os dois juntos? Qual deve ficar para fora? O tecido de algodão ou a lã? Aguardo ansiosamente seu retorno. Muito obrigada! Beijos!

    1. Renata Avatar
      Renata

      Olá Cristiane! Obrigada! Na verdade funciona assim: tanto a lã quanto o algodão ficam para o lado de fora, e cortamos duas vezes cada um para que o tecido fique duplo e mais reforçado. Aí fica um lado com lã, e outro com algodão. Entendeu? Fica exatamente como no rolinho de passar, que eu fiz com lã e tem foto aqui: https://renataperito.com/?p=1657 Abraço!

  2. matilde Avatar
    matilde

    Bom dia Renata,glorifico a Deus pela sua vida que ele venha cada dia te capacitar mais.
    Muito boa sua maneira de ensinar, obrigada por tudo.
    Parabéns pela iniciativa de nos ajudar com essas aulas.

  3. […] Faça nós nas linhas de cima e de baixo para que a costura não se desmanche. Passe bem usando uma almofada de alfaiate. […]

  4. Mia Ribeiro Avatar
    Mia Ribeiro

    Olá Renata, muito obrigada por postar. O seu blog é maravilhoso. Fiquei muito triste por saber que o pessoal da Eduk não conseguiu entrar num acordo com vc sobre o curso de alfaiataria. Eu queria muito ter visto!!! Eu sou assinante e vou fazer petição pelo seu curso. Sinceramente, tem chance do curso ir pro catálogo ou não?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *