Os moldes para camisas são bem fáceis de encontrar, mas para você que não sabe fazer moldes, vou compartilhar uma modelagem que fiz especialmente para esta série! O modelo é a camisa feminina que apresentei anteriormente:
Adicionei pences nas costas, que você pode costurar ou não. A modelagem está disponível nos tamanhos 38, 40, 42, 44 e 46. O arquivo é um PDF que pode ser impresso em casa. Para montar, você só tem que recortar e colar as folhas.
Clique aqui para baixar a modelagem.
No arquivo, você também vai encontrar uma tabela de medidas para facilitar a escolha do seu tamanho e também as alterações. Se tiver dúvidas sobre qual tamanho escolher, escolha sempre o maior. Depois é mais fácil ajustar.
Os moldes já tem margens de costura! Estão adaptadas para as técnicas que vou ensinar aqui no site, então fique atento aos próximos posts. No arquivo PDF você também vai encontrar o desenho técnico da peça, a descrição do modelo e dos acabamentos, materiais necessários para confecção, informações sobre margens de costura e tamanhos.
Como imprimir e montar os moldes
Para imprimir os moldes, abra o arquivo e vá no menu “Arquivo” e clique “imprimir”. Na caixa de diálogo que abrir, indique as páginas de 3 a 22, e na opção “Escala” digite 100%. Isso é muito importante para que o molde seja impresso no tamanho certo. Depois que imprimir, confira o tamanho do quadrado de teste, na página 17. Ele deve ter 10cm. A impressão das duas primeiras folhas, que são instruções do molde, é opcional. Você pode imprimir no verso de folhas de rascunho.
Para montar as folhas, recorte as bordas superior e esquerda de cada folha. As folhas já são impressas em ordem de montagem, então tome cuidado para não misturar. O corte deve ser feito do lado de fora do contorno, ou seja, o ideal é que esse contorno não seja cortado fora.
Para juntar as folhas, encaixe os triângulos pretos que têm a mesma combinação de letra e número. Os contornos da folha não devem ser sobrepostos, e sim justapostos – as linhas devem ficar lado a lado.
Use as bordas da folha que não foram cortadas para auxiliar no encaixe. Você pode juntar as folhas com cola ou com fita adesiva. No final, vai ficar uma folha grande, formada por 20 folhas de papel sulfite, cada linha tem 4 folhas e cada coluna tem 5. Para facilitar, você pode primeiro formar as linhas, e depois uní-las para formar colunas.
Como usar os moldes
Depois que você escolher seu tamanho na tabela de medidas da página 2, identifique qual é o traçado correspondente a ele. Na folha de moldes, selecione, com um lápis de cor, todos os traçados pertinentes ao seu tamanho. Note que não deve selecionar apenas os traçados de contorno e pences, mas também as linhas de fio reto, busto, cintura, e as linhas de dobra no centro da frente, por exemplo.
Feito isso, você pode fazer seus moldes de duas maneiras:
- Recorte ao redor do traçado de cada molde. Não se esqueça de marcar os piques.
- Posicione a folha sobre uma folha do mesmo tamanho ou maior de papel kraft. Use a carretilha para transferir o traçado, incluindo todas as marcações de cintura e busto, fio reto, piques, marcação de botões, etc. Também copie as informações de identificação dos moldes: nome, número, nome do modelo, quantas vezes cortar.
Outras modelagens disponíveis
Se você quiser fazer uma camisa masculina, pode baixar o molde do site Cortando e Costurando, que é montado da mesma maneira. O modelo tem alguns detalhes diferentes do que vou usar para as explicações da série, mas as técnicas de montagens são as mesmas. Atenção às margens de costura: Esse molde vem sem margens, e as indicações do arquivo de quanto de margem adicionar não são compatíveis com as técnicas que vamos utilizar. Na série vamos usar estas margens:
- Lateral das costas: 0.5cm
- Manga – lateral esquerda: 0.5cm; cabeça da manga: 2cm.
- Bainha: 0.5cm
O restante das margens é de 1cm. Não é necessário adicionar margem de costura no centro da frente.
Na próxima semana, falarei sobre os tecidos e o corte.
Leave a Reply