Como cortar tecidos finos e escorregadios

|

, ,

| por

Quem já tentou cortar uma roupa em chiffon, crepe georgette ou musseline sabe como é difícil controlar esses tecidos. Eles são muito instáveis e escorregadios, características que resultam no maravilhoso caimento. Infelizmente, isso também faz com que costurá-los seja uma prova de paciência. Para mim, a pior parte sempre foi a hora de cortar. O tecido se mexe tanto, que depois que terminamos de cortar e seguramos a peça nas mãos, percebemos que ficou toda torta.

Recentemente aprendi um truque para cortar esse tipo de tecido. Serve para todos os tecidos escorregadios, inclusive cetim. Imagino que para viscose seja também seja muito útil. Demorei para testar essa técnica porque ela vai contra um princípio de costura que respeito muito, e que ensino também: cortar papel com tesoura para tecido. Visto que é preciso cometer essa crueldade para usar a técnica, já aviso que no fim do artigo explico por que valeria a pena.

Como fazer

  1. Usamos papel seda para estabilizar o tecido – aquele papel fininho que vem na caixa de sapato. Compre em folhas ou em rolo, em papelarias. Não recomendo usar se estiver amassado. Prepare uma camada de papel sobre a mesa. Se precisar, junte mais de uma folha para poder cobrir toda a área que o tecido vai ocupar.
    Como cortar tecidos finos
  2. O tecido deve estar com as beiradas rasgadas, e não cortadas, para que fiquem exatamente no fio (leia este artigo se não souber como fazê-lo). Coloque-o sobre o papel. É possível colocar mais de uma camada, então pode colocar o tecido dobrado se quiser. Alinhe as beiradas do tecido com as beiradas do papel. Isso garante que os fios do tecido estejam alinhados.
    Como cortar tecidos finos
  3. Agora coloque uma camada de papel sobre o tecido.
    Como cortar tecidos finos
  4. Distribua os moldes sobre o papel e alfinete-os com cuidado.
    Como cortar tecidos finos
  5. Corte ao redor, levantando o tecido o mínimo possível.Como cortar tecidos finos
  6. O resultado:Como cortar tecidos finosComo cortar tecidos finos

    Como cortar tecidos finos

    Como cortar tecidos finos

E o fio da tesoura?

Sim, cortar papel gasta o fio da tesoura, o que faz com que fique cada vez menos afiada e não corte o tecido direito. Mas as tesouras de tecido terão que ser amoladas um dia, mesmo se não cortar papel. Isso só acelera o processo. Aí é só amolar, e pronto. De qualquer maneira, esse papel é bem fino e frágil, e não gasta muito a tesoura, portanto não saia por aí cortando tudo quanto é papel com sua tesoura de tecido.

Quando testei a técnica, vi que vale muito a pena! O resultado é realmente incrível. Nunca mais terei medo de cortar esses tecidos.

Comments

12 responses to “Como cortar tecidos finos e escorregadios”

  1. Doris Treptow Avatar

    Acredito que você possa comprar o papel de seda em rolo, o que dá melhor rendimento do que em folhas e permite corte de grandes moldes, como vestidos longos. Em certos casos, vale alfinetar o tecido e papel juntos e costurar com o papel. Isso evita que o tecido ceda sob o pé da máquina, especialmente nos cortes em viés. Isso vale só para a costura em maquina reta, pois o papel pode ser rasgado no pontilhado da costura e removido facilmente. Não usar na overloque.

    1. Renata Avatar
      Renata

      Muito obrigada pela dica, Doris!

  2. Fernanda Avatar
    Fernanda

    Oi Renata

    Primeiramente, parabéns e obrigada por este site maravilhoso, sou apaixonada por trabalhos manuais e estou começando a me aventurar na costura, e as informações que você compartilha são preciosas para quem não tem tempo de se dedicar a um curso mais completo de moda.

    Quanto ao assunto deste post, gostaria de saber se dá para aplicar essa técnica quando o molde indica que se faça o corte na dobra do tecido?

    Obrigada

    Fernanda

    1. Renata Avatar
      Renata

      Oi, Fernanda!
      Acho mais difícil fazer quando tem dobra, pois na própria dobra pode dar alguma diferença ou escorregada na posição do tecido. Acho que pode funcionar desta maneira: estenda uma camada de papel, aí estenda o tecido sobre ele, e alinhave em linha reta um ao outro, sobre onde você quer a dobra. Essa linha alinhavada será a dobra. Aí tu dobras os dois naquela linha. Assim não tem perigo de escorregar.
      Abraço!

      1. Fernanda Avatar
        Fernanda

        Obrigada! Vou tentar dessa forma.

        Abraços

  3. Pricila Avatar
    Pricila

    obrigada pela dica… já sofri muito com isso e já deixei de fazer vários modelitos por causa disso… parabéns.

    1. Renata Avatar
      Renata

      Realmente é bem sofrido! hehe Obrigada pela visita!

  4. luciria Avatar
    luciria

    boa noite ,Renata gostei da tua dica eu corto mas fica torto agora vou praticar ok!. muito obrigado.

  5. elizabete Avatar
    elizabete

    amei a dica, vou testar. obrigada

  6. josiane braga Avatar
    josiane braga

    por isso que quando trabalhava com facção as peças finas tinha os moldes colados no tecido …achava estranho a empresa mandar a modelagem junto com os cortes kkkk otima dica ..estou aprendendo muito com vc RENATA ….obg

  7. jaqueline Avatar
    jaqueline

    Oi Renata, gosto muito do seu site, suas dicas e orientações são de grande ajuda…
    Eu cheguei aqui pois estou fazendo a barra de uma calça pantalona em viscose (tecido mole, escorrega que só) e estou com dificuldade em deixar a barra reta, você tem alguma dica?
    um abraço, tudo de bom !

  8. Fernanda Viana Avatar
    Fernanda Viana

    Bom dia, Renata! Meio que fiz uma versão menos “sacrificada” dessa ideia, que acho que vai te interessar. É trabalhosa, mas funciona: fazer os moldes inteiros no papel manteiga, inclusas as margens, e prendê-los no tecido. Cortar o tecido o mais próximo possível da margem que tá no papel manteiga, e costurar a peça com o papel manteiga, e tirar ele só na hora de fazer o acabamento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *