Este problema só me incomodou quando comecei a costurar roupas de festa. O primeiro vestido que fiz era de cetim, e apesar de usar o lado fosco para fora, a costura franzida era muito evidente. Tentei refazer, passar, esticar e nada. Até pensei em costurar pesos na barra do vestido para esticar a costura. Estava desesperada.
Contei pra minha amiga e colega de trabalho o que estava acontecendo, e ela me lembrou de uma técnica que usávamos na faculdade: passar à ferro e em seguida pressionar um pedaço de madeira ou mármore/granito sobre a costura. Eu havia me esquecido disso, e também não achei que fosse tão importante. Tentei mesmo assim, e o resultado foi ótimo. Faço o mesmo em todas as costuras.
Apesar de essa técnica fazer maravilhas, ainda não é o suficiente para resolver todos os problemas de costura franzida. Descobri, através de várias tentativas e pesquisas, que existem outros cuidados importantes que resultam em uma costura bonita.
- Corte as ourelas antes de costurar, pois geralmente são um pouco franzidas;
- Regule a tensão da máquina. Se as linhas estiverem muito tensionadas (geralmente a superior), a costura fica franzida de qualquer jeito;
- Use uma agulha adequada ao tecido – de 8 a 11 para tecidos finos, de 12 a 14 para médios. Para costurar cetim, uso uma agulha 11. Se a agulha for muito grossa, abre buracos grandes no tecido, desloca os fios e repuxa.
- O comprimento dos pontos também deve ser adequado ao tecido. Uso ponto de 1 a 2mm para tecidos finos.
- Costure esticando o tecido (se a costura estiver no fio reto ou atravessado), puxando na frente e atrás. Cuidado para fazer a mesma força com as duas mãos, e assim não puxar o tecido mais para frente ou para trás.
- Quando estiver costurando um tecido de festa leve – cetim, chiffon, musseline, etc – não arremate/retroceda à máquina, pois o tecido repuxa quando fazemos o retrocesso. Para arrematar a costura, puxe as duas pontas de linha para o mesmo lado do tecido e faça um nó.
- Depois de costurar, passe a costura com ferro e em seguida pressione com o pedaço de pedra ou madeira. Use sempre um pano de proteção entre o ferro e o tecido.
- Passe as margens de costura abertas pelo avesso do tecido. Novamente, pressione com o granito ou madeira.
- Agora repita pelo lado direito do tecido. E pronto!
E agora uma foto da frente de uma saia godê de musseline que estou fazendo. Mal dá pra ver a costura.
Leave a Reply