Como evitar costuras franzidas

|

, ,

| por

A diferença entre uma costura franzida e uma costura bem feita, no mesmo tecido.

Este problema só me incomodou quando comecei a costurar roupas de festa. O primeiro vestido que fiz era de cetim, e apesar de usar o lado fosco para fora, a costura franzida era muito evidente. Tentei refazer, passar, esticar e nada. Até pensei em costurar pesos na barra do vestido para esticar a costura. Estava desesperada.

Contei pra minha amiga e colega de trabalho o que estava acontecendo, e ela me lembrou de uma técnica que usávamos na faculdade: passar à ferro e em seguida pressionar um pedaço de madeira ou mármore/granito sobre a costura. Eu havia me esquecido disso, e também não achei que fosse tão importante. Tentei mesmo assim, e o resultado foi ótimo. Faço o mesmo em todas as costuras.

Apesar de essa técnica fazer maravilhas, ainda não é o suficiente para resolver todos os problemas de costura franzida. Descobri, através de várias tentativas e pesquisas, que existem outros cuidados importantes que resultam em uma costura bonita.

  • Corte as ourelas antes de costurar, pois geralmente são um pouco franzidas;
  • Regule a tensão da máquina. Se as linhas estiverem muito tensionadas (geralmente a superior), a costura fica franzida de qualquer jeito;
  • Use uma agulha adequada ao tecido – de 8 a 11 para tecidos finos, de 12 a 14 para médios. Para costurar cetim, uso uma agulha 11. Se a agulha for muito grossa, abre buracos grandes no tecido, desloca os fios e repuxa.
  • O comprimento dos pontos também deve ser adequado ao tecido. Uso ponto de 1 a 2mm para tecidos finos.
  • Costure esticando o tecido (se a costura estiver no fio reto ou atravessado), puxando na frente e atrás. Cuidado para fazer a mesma força com as duas mãos, e assim não puxar o tecido mais para frente ou para trás.
  • Quando estiver costurando um tecido de festa leve – cetim, chiffon, musseline, etc – não arremate/retroceda à máquina, pois o tecido repuxa quando fazemos o retrocesso. Para arrematar a costura, puxe as duas pontas de linha para o mesmo lado do tecido e faça um nó.
  • Depois de costurar, passe a costura com ferro e em seguida pressione com o pedaço de pedra ou madeira. Use sempre um pano de proteção entre o ferro e o tecido.
  • Passe as margens de costura abertas pelo avesso do tecido. Novamente, pressione com o granito ou madeira.
  • Agora repita pelo lado direito do tecido. E pronto!

E agora uma foto da frente de uma saia godê de musseline que estou fazendo. Mal dá pra ver a costura.

Comments

16 responses to “Como evitar costuras franzidas”

  1. Jean Fantuci Avatar
    Jean Fantuci

    Não entendi a parte de utilizar madeira ou granito. Ótimas dicas a do blog

    1. Renata Avatar
      Renata

      É só pegar um pedaço liso de um desses dois e pressionar sobre a costura! Obrigada!

      1. Gina Maria Avatar
        Gina Maria

        Essa técnica é chamada de selar o tecido. Você passa com ferro quente e em seguida tenta esfriar rapidamente com o granito. É como fazer escova no cabelo. Você passar o secar quente com a escova e depois joga um jato de ar frio para fixar.

  2. luciane salete dos santos Avatar
    luciane salete dos santos

    gostei desta dica, pois eu fiz uma regata no cetim ficou repuchada a costura, com esta dica concerteza a minha peça ficara melhor, obigada

  3. carla Avatar
    carla

    olá, gostei muito de sua dica sobre costura franzida, você tem algum método de fazer as bainhas ou pespontos para não ficarem enviazados.?
    Desde já agradeço.

    1. Renata Avatar
      Renata

      Oi Carla,
      Costumo alinhavar antes de costurar, e aí passar bem. Depois é só costurar em cima do alinhavo, com cuidado para não repuxar o tecido, seguindo essas mesmas dicas da costura franzida.

  4. Arlete Avatar
    Arlete

    Olá amiga, gostei muito desta dica de costura pois estou passando por estes transtornos,estou trabalhando com musseline e chifon e as costuras sempre ficam franzidas ja comprei calcador para tecido fino e mesmo assim não resolveu. Vou seguir sua dica e se der certo volto aqui pra te contar ok,
    Obrigada.

  5. Clarissa GB Avatar
    Clarissa GB

    Adorei suas dicas. Obrigada por compartilhar. Você já costurou usando papel vegetal pra ajudar a dar “resistência” ao tecido? Vi essa dica em outro site e queria saber se alguém já experimentou. Pra seda, cetim…
    Bjs e novamente obrigada

    1. Renata Avatar
      Renata

      Já costurei sim! Usei para costurar viés em cavas e decotes em tecidos como crepe e cetim, e funciona, o tecido não cede nem fica dançando enquanto a gente costura! Logo quero fazer um post sobre como cortar esses tecidos! Beijos, fico feliz em ajudar!

  6. waldir Avatar
    waldir

    Eu tenho muito a aprender ainda e bom ter quem ensine

  7. rosevania dos santos ramos Avatar
    rosevania dos santos ramos

    *
    amei as dicas! é de muita importância para todas nós,muito obrigada!

    ..

    .*
    /

  8. Regina Avatar
    Regina

    Ótima dica essa da pedra / madeira para esticar o tecido! comprei um cetim vermelho para costurar uma blusa e as costuras repuxadas me incomodam bastante!!! passei muito tempo sem costurar e agora voltei a “ativa” rs. Seu blog tem me inspirado e me ajudado bastante! bjs

  9. silvia andrade Avatar
    silvia andrade

    oi meninas costura seda foi sempre um tormento gostei das dicas 

  10. Dayane Avatar
    Dayane

    Olá,
    comprei uma fantasia de príncipe para meu bebê, de cetim com elastano. Quando foi experimentar eles sujou um pouquinho (criança né…kkk). Passei na água de leve e botei pra secar. Quando fui pegar, vi que o velcro tinha colado em uma parte externa da blusa, e quando fui tirar, mesmo com todo cuidado, puxou o fio e agora está franzido. Tem alguma sugestão neste caso, ou só comprando uma fantasia nova?

  11. Christine Daniele Dos Santos Da Silva Avatar
    Christine Daniele Dos Santos Da Silva

    Poderia fazer um vídeocoma dica

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *