Se você está começando na área, fazendo um curso aqui e ali, talvez já tenha ouvido falar do desenho técnico. Diferentemente do croqui ou da ilustração de moda, este é um desenho totalmente objetivo que serve como uma “planta” da roupa. No desenho técnico, a roupa é representada com todos os detalhes claramente definidos, vista de frente ou de costas, e planificada. Isso quer dizer que a roupa não tem volume. Ela aparece como se estivesse esticada sobre a mesa.
Para quê serve?
O desenho técnico do vestuário serve para comunicar e registrar uma peça de roupa, que geralmente ainda está apenas na fase de planejamento, e portanto não há uma peça pronta. Nos casos em que há uma peça pronta, é útil para representá-la em fichas técnicas e outros documentos impressos, além de dar uma visão mais clara e objetiva do corte e do acabamento da peça.
Considerando as funções acima, o desenho técnico do vestuário é usado em fichas técnicas, livros e revistas de Moda, projetos do vestuário, acompanhando croquis, e em outras situações em que queremos mostrar uma peça de roupa com as proporções corretas, os detalhes de acabamento e de modelagem.
O que caracteriza um desenho técnico do vestuário?
Essas são algumas das suas características:
- visão planificada da peça;
- é feito em escala, geralmente 1:10. Isso quer dizer que se a peça real tem 100cm de altura, o desenho terá 10cm;
- todos os recortes estão presentes;
- todos os pespontos e outras costuras visíveis estão presentes;
- fechamentos como botões, zíperes, entre outros estão representados, inclusive quando são invisíveis;
- quando há mistura de tecidos, estes estão identificados;
- as proporções estão corretas;
- todos os acabamentos estão representados claramente;
- há espessura diferente de traços para cada tipo de detalhe;
- em roupas com volume godê, o caimento do tecido pode ser representado para dar uma ideia melhor da peça;
- forros de bolso são representados com tracejado fino;
- Frente e costas da peça estão representadas.
E o que são cotas?
As cotas de desenho técnico de moda são as medidas da roupa representadas no próprio desenho. Em alguns casos, são importantes para repassar para o cliente ou o modelista as medidas finais que a roupa deve ter.
As cotas aparecem em forma de linhas que indicam onde começa e onde termina a medida, mais o número que a representa. Usamos cor diferente do traço do desenho para facilitar a leitura.
Como fazer?
O desenho técnico pode ser feito à mão ou no computador, com programas de desenho vetorial, como Corel Draw, Illustrator e InkScape (este último é gratuito).
Para facilitar o desenho, usamos um boneco especial, que representa o corpo humano planificado. É sobre ele que desenhamos as roupas. Assim fica bem mais fácil!
As ferramentas usadas para traçar são o bézier ou equivalente. Mudamos a espessura do traço para fazer cada detalhe. As linhas externas são mais grossas, os recortes são metade da espessura das linhas externas, e os detalhes menores são feitos em espessura mínima.
Para roupas simétricas, fazemos apenas metade da mesma, e depois espelhamos.
Se você quer aprender a fazer o desenho técnico do vestuário, recomendo que procure um curso específico. Aqui estão algumas sugestões:
- Senac ou Senai da sua cidade
- eduK
- Modeline da UDESC (apenas para quem já tem uma noção de desenho técnico e de Corel Draw)
Leave a Reply