Recebi um pedido para explicar como costurar manga à cava, então vou aproveitar o blazer que estou fazendo para mostrar. Hoje vou falar um pouquinho sobre esse blazer e como a cava deve ser preparada para colocar a manga. Aqui estou falando de produção sob medida, e não de fábrica ou confecção, ok? Este blazer estou fazendo junto com minhas alunas do curso de Costura da escola Hakathi, aqui em Florianópolis. Estamos usando uma mistura de técnicas de alfaiataria industrial e manual, e usamos apenas entretela colante. Veja como está ficando: A estrutura deste blazer foi composta por:
- entretela colante de malha na frente toda (menos margens de costura), nas bainhas, cavas e decotes (uma faixa de mais ou menos 5cm). A entretela, na frente, vai dar corpo ao tecido para que a frente do blazer fique com aparência mais limpa. Nas bainhas, cavas e decotes, vai impedir que o tecido ceda com o tempo;
- fita sarjada na linha da dobra da lapela. Essa fita vai deixar a gola mais próxima do corpo e impedir que ela fique sobrando;
- ourela de failette em toda margem de costura da lapela e da frente do blazer. Essa ourela, que foi cortada do tecido do forro, vai dar mais estabilidade à lapela, e impedir que ela se deforme com o tempo.
As fitas foram primeiro alfinetadas, depois alinhavadas com pontos diagonais. A fita sarjada foi fixada à entretela com pontos corrediços. A ourela não precisou ser fixada à mão, pois fica sobre a margem de costura onde será costurado o revel. Como você pode ver na primeira imagem, já costurei todos os painéis que formam o corpo do blazer. Os passos seguintes foram costurar o revel, fechar os ombros, a gola e o pescoço. Depois disso, já podemos nos preparar para costurar as mangas.
Preparação da cava
Antes de costurar a manga, é importante conferir se a cava está do tamanho certo. Se a cava estiver muito pequena, ela vai ficar dobrada sob o braço, e isso vai prejudicar o caimento e a aparência do blazer. Se a cava estiver muito grande, os movimentos do braço ficam seriamente comprometidos, pois não será possível levantar o braço sem levantar o blazer todo. Uma solução seria fazer uma manga com a cabeça bem baixa, mas as consequências também não são muito boas: a manga nunca vai ter um caimento bonito, e ficará cheia de dobras sob o braço. Isso serve para camisas e para jaquetas esportivas, mas para um blazer, não! Vista o blazer e posicione a ombreira no lugar. Na imagem acima, você pode ver como ficou a minha cava. Está com bastante dobras sob o braço. Ao movimentá-lo, fica mais fácil enxergar o quanto de tecido está sobrando: Geralmente, a quantidade que sobra vai ser marcada com uma dobra. Na imagem acima, marquei com um tracejado o excesso de tecido. É nessa linha que eu vou cortar a cava. Risquei com um lápis para poder cortar depois de tirar o blazer. É bom começar cortando de pouco em pouco, se você é iniciante, para evitar cortar demais. Depois, você prova de novo e repete o processo quantas vezes for necessário. Usei a margem que sobrou da primeira cava como gabarito para cortar a segunda: Depois disso, a minha cava ficou assim: Resolvi tirar mais alguns milímetros da região debaixo do braço, e mais meio centímetro da frente do braço. Como a maioria dos movimentos do nosso braço são para a frente, não há necessidade de sobra ali. Já nas costas, é importante deixar uma sobrinha.
Manga
Na próxima semana, vou mostrar meu método favorito para encaixar e costurar a manga, e na seguinte o método mais comum e mais rápido, que é o do franzido.
Leave a Reply