Você já ouviu falar da palavra “embeber” ou “embebimento” na costura? Pode parecer estranho, mas não tem nada a ver com encharcar o tecido de água.
Embeber significa diminuir um pedaço de tecido para que encaixe em outro menor. Essa diminuição pode ser feita através de leves franzidos, ou com a mão mesmo, para quem tem prática. É claro que a primeira maneira é muito mais fácil e segura. Mas cuidado: o tecido não deve ficar franzido. Ele é diminuído da mesma maneira que o franzido, mas as linhas são puxadas um pouco menos, então não se formam franzidos.
Para quê se usa?
O embebimento é usado principalmente em mangas. Para um melhor caimento e aparência, as mangas duas folhas têm a cabeça mais alta e uma circunferência maior que a da cava. Essa sobra de tecido tem que ser embebida. O resultado é uma aparência característica de alfaiataria: a cabeça da manga faz um “rolinho” antes de cair.
Outro uso importante do embebimento é eliminar a necessidade de algumas pences. Quando as pences são muito rasas, podem ser substituídas por embebimento. O molde pode ser o mesmo, mas ao invés de costurarmos a pence, passamos um alinhavos e puxamos de leve para embeber até que a largura da pence seja eliminada do tecido. Este tipo de transformação geralmente é feita nos ombros posteriores de blazers, paletós e casacos. Também pode ser feita em pences de busto, quando há um recorte passando logo ao lado do ápice do busto.
Quando o tecido é lã pura, as possibilidades de embebimento são ainda maiores, pois a lã é super flexível e pode ser facilmente encolhida a ferro. Nesse caso, podemos eliminar pences de calças e saias, e outras pences grandes de vestidos e casacos.
Outros usos para o embebimento são mais avançados, e você pode se deparar com eles quando estiver fazendo golas, lapelas, bolsos, entre outros.
Como fazer
Para o embebimento, você terá um pedaço de tecido que deve encaixar em outro, sendo que eles têm comprimentos diferentes. Cortei dois retalhos para demonstrar:
No pedaço maior, costure com ponto largo (5mm) perto de onde será a costura da roupa. Puxe as linhas de leve para franzí-lo, até que fique do tamanho que você deseja. Em alguns tecidos é mais difícil fazer o embimento, então é melhor franzir aos poucos. Como estou usando lã, vou fazer tudo em uma única vez.
Quando estiver do tamanho certo, amarre as linhas para o tecido não escapar.
Passe a margem de costura com ferro a vapor. É importante ter os seguintes cuidados:
- O ferro deve ultrapassar a linha de costura em no máximo 3cm. Se passar mais do que isso, ele vai embeber todo o volume extra que aquela peça de tecido tem. Em termos mais práticos, se você estiver embebendo uma pence, por exemplo, e passar muito para dentro do tecido, você vai acabar eliminando a pence completamente, e vai ficar com um pedaço achatado de tecido. Não é isso que queremos aqui!
- Passe com cuidado por entre as dobrinhas do franzido. De maneira alguma forme pregas.
- Vá com calma, mesmo que demore. O tecido pode levar um tempinho para encolher.
- Se seu tecido é sintético, cuidado para não marcar ou queimar. Recomendo usar uma fralda úmida entre o ferro e o tecido.
Quando todas as dobras sobre a margem de costura tiverem sumido, o tecido vai ficar assim:
Perceba que o tecido não está achatado, apenas a linha de costura está.
Junte as partes de tecido e costure normalmente.
Passe as margens de costura abertas.
Este é o nosso resultado:
O tecido embebido continua com volume, mas não há pences nem prega!
Leave a Reply