No post anterior, ensinei a fazer o bolso de lenço. Hoje, veremos outro bolso com um vivo, que é mais parecido com o bolso avivado comum. Este é ótimo para calças e como bolso vertical na lateral de casacos.
Como o formato deste bolso é muito mais simples que o do bolso de lenço, não fiz os moldes prontos, e desta vez vou lhes passar as medidas.
Corte
Para fazer 1 bolso de 14cm de abertura, corte um retângulo de 18cm (fio reto) por 6cm no tecido da roupa. Corte dois pedaços de entretela com a mesma medida, e cole um deles no avesso do retângulo que acabou de cortar. Esse será o vivo do bolso.
Corte mais um retângulo com essas mesmas medidas, no mesmo tecido da roupa. Esse será a vista do bolso, ou seja, o tecido que vai aparecer quando abrirmos o bolso.
Corte um retângulo de forro de 18cm de largura e 30cm de comprimento (o comprimento deve ser o dobro de quanto você quer para o bolso, mais margens de costura). Costure um dos lados curtos ao retângulo anterior e passe bem.
Na figura abaixo, você pode ver as partes que acabamos de preparar: o vivo do bolso, à esquerda; a vista costurada ao forro, à direita. No meio, desenhei à lápis o formato final do bolso, que é um retângulo de 14 x 2cm.
Para reforçar a região da roupa onde será costurado o bolso, você pode colar um retângulo de entretela no avesso do tecido, na região em que foi feita a marcação.
Passo a passo da costura
Marque o contorno da abertura com um alinhavo.
Posicione o vivo do bolso, avesso para cima, sobre a marcação, com uma das beiradas alinhadas ao alinhavo. Perceba que a abertura do bolso ficará sobre o alinhavo que está exposto. Se quiser um bolso para a direita de um casaco, o vivo deverá ficar à direita da marcação. Se quiser um bolso para o lado esquerdo, deverá ficar à esquerda, como na foto:
Pelo avesso da roupa, Costure o vivo apenas no lado comprido da marcação (clique na foto para ampliar).
A costura deve ficar exatamente sobre a marcação, e não deve ter nem 1 milímetro a mais nem a menos.
Pelo lado direito, posicione a vista, avesso para cima, sob a margem de costura do vivo, como na foto:
Pelo avesso, costure sobre o lado comprido do alinhavo, como na foto:
Corte a abertura entre as costuras. Pare a 1cm do final do retângulo, e corte em diagonal em direção às pontas. O corte deve chegar bem pertinho da costura, sem no entanto cortar os pontos. cuidado para não cortar as margens de costura do vivo e da vista.
Passe as margens da abertura abertas.
Pelo direito da roupa, passe o forro para dentro da abertura e passe a costura.
Levante o vivo e passe.
Dobre o vivo ao redor da sua margem de costura e coloque-o para dentro da abertura. Ajeite para que fique da mesma largura do recorte e passe bem.
Dependendo do tecido, é melhor alinhavar o vivo para ele não desmanchar. Em seguida, levante as laterais da roupa para que apareça aquele triângulo do canto do bolso. Dê uma puxada nele e costure bem rente à dobra:
Repita para o outro lado.
Agora só falta fechar o forro! Traga a beirada solta do forro para junto da margem de costura do vivo, que agora está para o avesso da roupa. Alfinete e costure-as juntas.
Passe bem. Alfinete e costure as laterais do forro. Ficará assim:
E está pronto! O interior do bolso é assim: não aparece o forro.
E a aparência no final:
Acho que esse bolso fica bem bonito e com um acabamento limpo.
Os bolsos de calça feitos desta maneira geralmente tem uma costura em zigzag de pontos bem curtinhos nas laterais do bolso. Isso é ótimo para reforçar um bolso que será usado bastante!
Leave a Reply