Sim, é possível! Claro que não é a maneira ideal, mas dá pra quebrar um galho. Eu, por exemplo, costuro roupa íntima com minha zigzag.
Se você já tentou fazer isso, pode ter se decepcionado. Se você não preparar a máquina, ela vai pular muitos pontos, e quem sabe até quebrar a agulha. Sim, foi isso que aconteceu comigo quando eu estava fazendo um teste para mostrar pra vocês.
Ponto
Para que a costura funcione, a sua máquina deve ter ponto zigzag. Por que zigzag? Porque o ponto zigzag é elástico, então quando a gente estica a malha, o ponto não arrebenta. Se costurar com ponto reto, quando esticar, o ponto vai estourar sim, pois o ponto reto não é elástico. Então essa é a primeira dica para que você consiga costurar malhas com sua máquina doméstica: use o ponto zigzag largo.
Agulha
Outra coisa importantíssima é que você use agulhas especiais para malha. Existem vários tipos de agulhas para máquina doméstica, e as mais comuns no mercado são essas: ponta afiada, ponta universal, e ponta bola. A ponta bola é que usamos para costurar malha. Se não for essa, não fica bom. Ela tem uma ponta mais arredondada, que faz com que a agulha escorregue por entre os pontos da malha, e assim não arrebenta os fios. Outro efeito dessa agulha é que a frequência de pontos pulados é bem menor.
Da marca Singer, as agulhas de ponta bola são as de cabo dourado. Você provavelmente já tem dessas em casa, e talvez esteja surpreso por descobrir que elas são especiais para malha. Dizem que é agulha de melhor qualidade que a de cabo prateado, mas isso não é verdade, ok? Atrás do pacote, inclusive, estará escrito “MALHA”. A agulha de cabo prateado serve para tecido plano.
O resultado
E foi assim que ficou a costura que fiz como exemplo. Dá pra ver na foto que a máquina pulou o ponto apenas uma vez. Se a sua estiver pulando muitos pontos, revise as dicas acima, confira a agulha, e tente trocar o tamanho.
Quando a costura está aberta, dá pra enxergar os pontos, mas se eles estiverem da mesma cor do tecido, ficam invisíveis.
O teste de esticar a costura mostra que esse ponto é bem elástico!
Esticando no sentido contrário ao da costura, o ponto pulado fica mais evidente.
Prefiro usar essa costura para roupas mais soltinhas, ou não muito apertadas, pois aí não há diferença nenhuma entre o zigzag e a overloque!
[symple_divider style=”dotted” margin_top=”20px” margin_bottom=”20px”]
Você já tentou costurar malha com sua máquina zigzag? O que você fez?
Leave a Reply