Esta é a segunda parte da avaliação dos livros de modelagem em português, que escrevi para que vocês tivessem uma ideia do que buscar para aprender modelagem. Continuamos com modelagem feminina. Para ler a primeira parte, clique aqui.
Se você conhecer mais algum livro que eu não mencionei nesta série, conte pra gente! Adoro aprender mais, e tenho certeza de que as leitoras também!
MIB: Modelagem Industrial Brasileira: Saias, de Sonia Duarte e Sylvia Saggese. 3ªed. Ed. Guarda Roupa, 2011.
Segue o mesmo padrão de qualidade do livro anterior, desta vez focado em saias. Quero dar destaque a uma dica que a autora dá sobre o corte no viés: a maneira correta de posicionar as peças para evitar que as costuras fiquem torcidas. Adorei ver essa informação no livro.
Um livro como este é ideal para quem quer aprender a fazer interpretação de bases e melhorar seu entendimento de como construir diferentes modelos. Além de explicar as técnicas de interpretação, as autoras ainda dão indicações de acabamentos e fechos.
Modelistas com mais experiência talvez não encontrem muito valor no conteúdo deste livro, por já entenderem muito bem de interpretação. Recomendo para quem ainda não pegou o jeito do riscar e cortar os moldes para formar pregas, volumes e formas diferentes.
O Pulo do Gato, de Dênis Geraldo Fortunato Fraga. Ed. Casa Oito, 2012.
Este livro não serve para iniciantes! Se você quer aprender a fazer modelagem, não vai encontrar nada aqui.
O que este livro contém é uma série de bases com mais pences do que estamos acostumados. O objetivo é uma base que siga todos os contornos do corpo, e não precise ser ajustada, segundo o autor. Claro que a parte de não precisar ser ajustada, na prática, é impossível, pois todos os corpos são diferentes e não dá pra acertar uma modelagem tão ajustada 100%.
Este não é um método de modelagem sob medida, pois ainda usa bastante medidas padronizadas, mas é um pouco mais personalizável que os métodos industriais. A base da blusa parece útil para lingerie e corsets, e a manga tem um ótimo traçado, que permite movimento do braço.
Não há passo a passo de como fazer a modelagem, apenas um esquema de cada uma, então serve apenas para quem já entende de modelagem.
Patternmaking in Practice: A Step by Step Guide, de Lucia Mors de Castro. Ed. Promopress, 2010.
ou Patrones de Moda Paso a Paso, de Lucia Mors de Castro.
Sim, este livro está em inglês, mas a razão pela qual incluí na lista é o seguinte: Este é uma segunda versão do livro Patternmaking in Fashion, ou Patrones de Moda Paso a Paso, da mesma autora, que está disponível em português, com o título em espanhol (o livro é trilíngue). Não tenho esse livro, mas pelo que consegui de informação nas lojas, o que muda são os modelos interpretados.
Outro motivo pelo qual resolvi incluir na lista mesmo não tendo o livro em mãos é que as bases são ótimas, e todas as estudantes e modelistas que querem dar um passo à frente com relação aos métodos industriais devem conhecer este método. Ele é baseado no método de modelagem alemão. Talvez você nunca tenha ouvido falar de um método de modelagem alemão, mas ele é a base da alfaiataria industrial mundial.
A base da blusa têm uma cava maravilhosa e super anatômica, a pence da frente é comprida e vai até o final da blusa, o que veste muito bem em quem não tem barriga, ao contrário das bases comuns. A base das costas têm duas pences em vez de uma, além de folga no centro das costas para melhorar o movimento. A base da manga também é ótima, e a melhor que já vi.
No geral, o livro apresenta algumas interpretações de modelo, e ainda ensina a cortar, costurar alguns acabamentos e pontos à mão, e ainda mostra a peça pronta.
Alguns defeitos do livro, que não posso confirmar pois não li a versão em português, são devidos à tradução. Isso pode complicar o estudo de quem não entende muito de modelagem, e não tem como desvender mistérios que uma tradução ruim cria.
Recomendo muitíssimo para quem quer melhorar seu conhecimento de ergonomia da modelagem.
Pattern Magic – A Magia da Modelagem
Já comentei sobre este livro neste post. Descobri recentemente que foi feita uma tradução para português! Se você ainda não conhece, vale a pena comprar, pois vai aprender a brincar com os moldes. A autora demonstra vários efeitos que podemos fazer nos moldes, alguns lindos, outros surreais. Recomendo para quem já aprendeu o básico e quer descobrir novas maneiras de fazer interpretação de modelos.
E ai, o que acharam dos livros de hoje?
Leave a Reply