Este aparelho da Singer é uma peça antiga que serve para fazer casas de botão automaticamente!
Para usá-la, prendemos à máquina no lugar do calcador. Ela funciona com máquinas de costura reta ou zigzag, desde que usem os calcadores de haste curta. É muito útil se sua máquina não tem a função de caseado automático, ainda mais se não tem zigzag! Os caseados zigzag manuais são muito mais bonitos, na minha opinião, mas mesmo assim este aparelho quebra um galho!
Este modelo foi fabricado em torno de 1960. Comprei o meu no Mercado Livre, e com certeza você acha mais alguns lá. O equipamento completo contém uma caixa, pode ser de papel ou de plástico, como essa nas primeiras fotos; uma chapa de metal como na foto abaixo; um parafuso; um caseador (foto acima); e mais alguns moldes com desenhos diferentes (segunda foto abaixo).
Esses são os moldes de cada tamanho de casa. Atrás de cada um tem o comprimento em polegadas, geralmente em fração. 1 polegada tem 2.54cm; 1/2 polegada tem 1,27cm, e assim por diante.
Para colocar o gabarito no lugar, primeiro abrimos a tampa inferior do caseador. Lá dentro você pode achar mais um molde, ou então terá um buraco onde encaixá-lo. Ele fica solto, pra tirar é só virar o caseador de cabeça para baixo e o molde cairá.
O meu caseador chegou sem funcionar direito, o que se espera de uma peça tão antiga, e que foi vendida sem garantias. Abri a tampa superior para fazer uma limpeza interna. Nas engrenagens do aparelho havia bastante óleo ressecado, então limpe-o com um guardanapo e em seguida raspei com uma chave de fenda. Depois disso, coloquei óleo de máquina para lubrificar. Ficou ótimo!
Vamos montar a peça na máquina, então?
Antes de tudo, coloque uma bobina cheia de linha da cor que você quer. Depois de começar a montar o aparelho, vai ser mais difícil acessar a caixa de bobina.
Para começar, pegamos aquela chapa de metal e colocamos o furo do meio exatamente embaixo da agulha. Abaixe a agulha para conferir. Ela não pode encostar na chapa de metal.
Alinhe o buraco da haste da chapa com os furos da base da máquina. Enrosque o parafuso em um deles, como abaixo:
Você vai ver que mesmo assim parafusada a peça pode girar um pouquinho. Para resolver esse problema, eu prendo com fita crepe mesmo:
Agora vamos encaixar o caseador. Tire o calcador da máquina. Você vai colocar o caseador como se fosse um calcador. Tem uma parte com furo que encaixa na haste da máquina, assim:
Ele também tem uma garra na direita, que encaixamos no parafuso da agulha, que mexe para cima e para baixo enquanto costuramos:
No começo, pode ser difícil encaixar a peça. O segredo é colocar tudo ao mesmo tempo, não dá pra encaixar o parafuso primeiro e a garra depois. Você pega o jeito!
Depois de tudo no lugar, encaixe o parafuso do calcador. Em seguida, posicione o tecido sob o seu novo “calcador”. O tecido vai ficar entre aquele gabarito preto com risquinhos e a chapa de metal.
Aquele botão de girar em cima do caseador serve para mudar a posição da casa. Quando você girá-lo para o lado certo, vai ouvir um click click e o gabarito vai mudar de posição, levando o tecido junto.
Começamos o caseado na posição inferior da casa. Dependendo do molde que você colocou dentro do caseador, o gabarito não vai chegar até o final como na foto abaixo, mas o importante aqui é ir o mais perto possível da beirada, ok?
A outra regulagem possível é na lateral do aparelho (foto abaixo). Aqui você pode mudar a largura da casa: “W” é abreviação para wide, que significa largo, e “N” é narrow, ou estreito. Para mudar a posição da alavanca, empurre-a para baixo e arraste.
Ajuste o comprimento do ponto na própria máquina. Para caseados, o ideal é que seja bem curto.
Depois de tudo ajustado, é só acelerar! O aparelho vai mexer o tecido, e não a agulha! Por isso funciona também com máquinas que só fazem costura reta.
Quando o tecido der a volta toda, pare a máquina e levante a agulha e o calcador para tirar o tecido.
Esta é uma casa pronta, feita com o ajuste “W”.
Ao lado dela, uma casa “N”.
Para abrir o buraco da casa, use um abridor de casas e depois apare com uma tesoura pequena.
Gostaram?
Acho muito divertido fazer casas de botão assim! Tenho também alguns truques para ensinar pra vocês:
- Faça um retalho de testes, com várias combinações entre largura de casa e comprimento de pontos. Também teste todos os moldes, pra você saber qual o tamanho final da casa, e poder escolher tranquilo quando precisar usar: é só passar o seu botão por cada uma delas e ver qual fica melhor!
- Para casas de camisa com botão de 1cm, use o molde de medida 1/2:
- Se você costurar a casa uma vez, e quando chegar ao final fazer mais uma volta completa sobre a anterior, ela vai ficar mais cheinha, em alto-relevo, e bem mais resistente! (foto seguinte, casa da direita, 1ª linha, e casas da segunda linha)
- Para dar um efeito de casa feita à mão, faça primeiro uma casa com ponto “W”, e em seguida passe novamente com ponto “N”. A casa vai ficar mais larga, e com buraco menor, além de que os pontos vão formar desenho semelhante ao do ponto à mão (foto abaixo, 3ª casa da esquerda para a direita, na 1ª linha).
E aqui o avesso:
Se você tem um que veio sem manual, pode baixar aqui o manual em inglês: http://archive.org/download/Singer_Buttonholer_489500_489510/Singer_buttonholer_489500_489510.pdf
Leave a Reply