Em comemoração ao lançamento do meu livro, “Costura à Mão: Fundamentos”, que acontecerá nesta quinta-feira, dia 03/10, no post de hoje vou falar sobre os livros de costura e modelagem que mudaram a minha vida.
Eu sou uma pessoa que recorre a livros como forma principal de aprendizagem. Livros são baratos, relativamente portáteis, e estão sempre ali para que possamos usá-los como referência. Também possibilitam adquirir conhecimento de professores que moram longe, ou que não estão mais aqui. Talvez por eu ser introvertida, me sinto muito confortável e “em casa” quando estou lendo um livro.
Sempre que me surge uma grande vontade de descobrir mais sobre um assunto, logo pesquiso quais livros estão à disposição. Leio a opinião de outras pessoas sobre o livro, dou uma folheada nas páginas disponíveis na internet, e escolho os que me parecem ser ideais para o meu caso. Como consequência disso, tenho uma pilha de livros em minha mesa que não saem mais dali. São as referências principais para o meu trabalho, e com certeza os responsáveis por muito do que sei fazer hoje.
Alguns livros aparecem em minha vida por acaso, e mudam completamente o curso do meu aprendizado. Fazem uma reviravolta em meu conhecimento, e mudam pra sempre a maneira como vejo certas coisas. Hoje vou compartilhar com você os cinco livros que foram os mais importantes para mim. Todos estão em inglês, então se você ainda não sabe ler a língua, recomendo que aprenda. É um ótimo investimento, pois abre muitas portas para informação que não está publicada em português.
1. Pattern Magic – Bunka Fashion College
Conheci esse livro incrível na faculdade, e foi como uma revolução. Com ele aprendi técnicas de modelagem de cortar e abrir o molde, dobrar e adicionar formas geométricas que acenderam uma lâmpada no meu cérebro e me desprenderam das regras de modelagem. Com esse livro, aprendi técnicas que me permitiram modelar minha coleção de formatura.
Esse livro é, além de tudo, muito divertido e instigante. Atualmente, me serve muito mais como inspiração, pois os modelos apresentados são também muito bonitos.
Atenção: Livro recomendado apenas a quem já sabe modelagem.
2. Vionnet – Betty Kirke
Esse livro é gigante e tem um conteúdo muito precioso. A autora, Betty Kirke, que trabalhava em um museu, estudou muitas roupas feitas por Vionnet e desvendou suas modelagens e truques para trabalhar com o viés. Neste livro, há fotos, ilustrações, modelagens e instruções de montagem de alguns dos modelos de alta-costura mais encantadores já feitos pela criadora.
O livro mudou minha vida ao mostrar que há muito mais maneiras de fazer uma roupa bonita do que a modelagem tradicional apresenta. As modelagens de Vionnet não tem nada a ver com o que estamos acostumados, e mesmo assim funcionam! E como são incríveis os seus modelos…
Atenção: Livro intermediário-avançado.
Com ajuda do livro, comecei a estudar suas modelagens. Este é um dos modelos do livro, que eu costurei:
3. Classic Tailoring Techniques – A Construction Guide for Menswear – Roberto Cabrera e Patricia Flaherty Meyers
Esse foi o livro que comprei quando resolvi aprender a fazer um blazer “direito”. Informação de alfaiataria é escassa, e este livro, não somente por isso, é uma maravilha. Explica como costurar blazer, colete e calça usando as técnicas tradicionais de alfaiataria, ponto a ponto. Levei meses para fazer o primeiro blazer, e foi um aprendizado e tanto!
A impressão do livro não é muito boa, as fotos péssimas, mas a maior parte do livro é composta de ilustrações claras e bem feitas. Não é um livro barato, mas a informação vale cada centavo.
Atenção: Livro avançado.
4. Shirtmaking – David Page Coffin
Já falei deste livro aqui no blog. Ele é o melhor livro sobre camisas que já vi, e provavelmente o melhor que já foi publicado. O autor escreve de maneira muito clara e gostosa de ler. Ele explica técnicas de camisaria um pouco diferentes das que estamos acostumados, e que com prática são mais fáceis pois produzem resultados perfeitos com menos esforço. As fotos do livro também são uma delícia de olhar, e os diagramas são muito claros! O livro é barato, e vale muito a pena.
Atenção: Livro intermediário-avançado.
5. Modern Pattern Design – Harriet Pepin
Este livro de modelagem é de 1946. Até descobrí-lo, achava que o Pattern Magic trazia técnicas inéditas. Muitas delas são ensinadas neste livro. Mas a melhor parte, para mim, é a maneira como a autora constrói bases. Ela não usa medidas proporcionais, e ensina a tirar todas as medidas no corpo da pessoa, ou seja, sabemos exatamente de onde vem cada medida que colocamos no papel. É um grande salto para quem estuda modelagem. Este método permite fazer modelagens sobre medida com maior precisão.
Infelizmente, este livro não é mais impresso, o que torna sua aquisição muito complicada, mas você pode comprá-lo usado no ebay.com.
Espero que alguns destes livros também faça diferença nos seus estudos!
Leave a Reply