Para complementar a modelagem de camisa que postei no site, desenhei algumas alternativas de punhos. São quatro moldes diferentes:
- Punho simples, arredondado, com 1 botão;
- Punho simples, chanfrado, com 1 botão;
- Punho cocktail, arredondado, com 2 botões;
- Punho cocktail, diagonal, com 2 botões.
Clique aqui para baixar os moldes.
Os dois primeiros são os punhos comuns que encontramos com frequência nas camisas, em variação arredondada e chanfrada. São muito simples de fazer, é só seguir o passo a passo do punho que postei há algumas semanas.
Os dois últimos são variações do punho cocktail, ou dobrado, que está voltando a ser tendência agora. Esse punho é famoso por ter sido muito usado pelo personagem James Bond. Esse punho tem o dobro de largura de um punho simples, e esse excesso é dobrado. Diferentemente do punho duplo, que se usa com abotoadura, este aqui tem o fechamento igual ao punho comum.
Como esse modelo pode gerar algumas dúvidas na construção, escrevi as instruções a seguir. Costurei um protótipo de punho, sem a manga, para pode explicar para vocês.
Como costurar o punho cocktail
A parte de costurar à camisa é igual ao punho comum, exceto que a camada que costuramos à manga da camisa primeiro deve ser a que está sem a entretela.
Junte As duas partes do punho, direito com direito, e costure ao redor. Use pontos bem pequenos nas partes curvas e nos cantos.
Apare as margens dos cantos voltados para fora.
E faça um pique nos cantos voltados para dentro.
Apare as margens das curvas bem próximo à costura.
Desvire e passe. Pesponte ao redor do punho todo.
Costure as casas e os botões.
Para usar, primeiro abotoe…
E depois dobre!
O modelo que mostrei é o punho cocktail arredondado. O diagonal tem as abas subindo retas, em diagonal, a partir da dobra.
Experimente os outros, e espero que goste!
Leave a Reply