Estamos chegando perto de completar a camisa, e nosso próximo passo é uma das partes mais difíceis de costurar: a gola. Espero, contudo, que as dicas que passarei ajudem a torná-la um pouco mais fácil.
A minha ordem de confecção é baseada na do livro Shirtmaking, que já recomendei antes. Se você tem experiência na costura, e quer aprender a fazer camisas perfeitas, não deixe de comprar esse livro, vale muito a pena.
Antes de cortar a gola, conferimos o comprimento do pé de gola. Para isso, dobrei o decote da camisa na metade e ajeitei-o sobre a mesa. Peguei metade do molde do pé de gola e comparei com o decote da seguinte maneira:
Outro jeito de conferir o comprimento do pé de gola é medir com a fita métrica e comparar com a medida do decote. Lembre-se de que o pé de gola deve ter uma margem de costura de 1cm nas pontas.
A diferença deve ser diminuida ou aumentada no molde do pé de gola, onde seria a dobra. No meu caso, diminuí com uma pequena dobra no molde. A gola deve ser aumentada ou diminuída da mesma medida, para que os dois continuem encaixando.
Confira os comprimentos mais uma vez, e quando terminar, pode cortar a gola e o pé de gola no tecido da camisa.
Corte
Para fazer a gola, precisaremos cortar o pé de gola 2 vezes e a gola 2 vezes no tecido da camisa. A entretela deve ser cortada 1 vez para o pé de gola e 1 vez para a gola.
Depois de cortar os dois pés de gola, apare uma margem de 3mm de cada ponta de uma das camadas. Esse pé de gola menor será a camada que ficará por dentro, e que não será entretelada. Isso serve para dar forma ao conjunto, que ficará levemente curvado depois de costurar. Faça o mesmo com a gola.
A entretela do pé de gola tem as mesmas margens de costura que o pé de gola maior. Se você está usando uma entretela colante, pode colar agora. Se estiver usando entretela sem cola, alinhave-a ao pé de gola maior como nas fotos:
A entretela da gola deve ter margens de costura apenas na parte inferior. Alinhave-a como feito no pé de gola.
Costura – Gola
Junte as duas partes da gola pelo pique do meio. Se não tiver feito o pique do meio, dobre cada parte da gola na metade, separadamente, e marque o pique, tanto em cima quanto embaixo da gola. Agora junte as duas partes e alfinete no meio.
Costuramos a gola começando pelo meio, na beirada da entretela. Costure em torno de 5cm e pare, com a agulha espetada no tecido. Alinhe as pontas da gola, que não estão com o mesmo comprimento.
A gola superior, que está maior, vai ficar com uma “bolha”. Alfinete as pontas assim. Para continuar costurando, segure a ponta firmemente com uma mão, e com a outra segure o resto da gola para trás da agula. Estique a gola fazendo a mesma força com as duas mãos, até que a bolha suma. Costure assim até chegar a 3 ou 4cm da ponta da gola. Costure o restante normalmente até chegar à ponta. Gire a gola e costure a lateral.
Para fazer o outro lado, terá que começar do meio novamente, e repetir o mesmo procedimento. É importante que o lado com a entretela esteja para cima, então terá que costurar com a gola à direita da agulha. É estranho no começo, mas vai pegar o jeito.
Quando terminar de costurar, verá que a gola não fica plana, e sim curvada. Quando estiver no pescoço, ficará mais bonita do que as que são costuradas com as duas partes do mesmo tamanho.
Apare as pontas como na foto, deixando uma margem de mais ou menos 2mm (me desculpem pela imagem, que ficou borrada):
Desvire a gola e ajeite as pontas com uma tesoura sem ponta ou outro objeto parecido que tiver a mão. Seja bem delicado, pois essa parte é muito frágil. Você pode puxar a ponta pelo lado de fora com uma agulha ou alfinete.
Um truque para saber se já puxou o suficiente, ou se ainda tem parte da ponta dobrada para dentro é verificar se na ponta da gola aparecem os pontos da costura. Se não conseguir vê-los, é porque ainda pode puxar um pouco mais.
Passe a gola a ferro com cuidado para que a costura fique voltada para o lado de baixo, ou seja, a parte sem entretela.
Se você tiver uma almofada de alfaiate, alfinete a gola ao redor dela e passe-a assim:
Pesponte a gola a meio centímetro da beirada. Comece de uma das laterais e vá até a outra, para fazer uma costura contínua na gola toda. Estique bem a gola enquanto pesponta.
Agora dobre a margem de costura da gola, que é de 1cm, para a parte interior da gola (a parte que não foi entretelada). Você vai perceber que, ao dobrar essa margem, as camadas se desalinham, e a margem da camada interior fica maior do que a exterior. É assim mesmo.
Confira se as golas ficaram do mesmo tamanho, e ajuste as margens se necessário.
Costure, com um calcador de zíper, bem pertinho da dobra, sem desfazê-la completamente.
Apare a diferença entre as margens e deixe a gola de lado enquanto costuramos o pé de gola.
Costura – Pé de gola
Primeiro, faça vários piques ao longo do decote, de um pouco menos de 1cm.
Marque o meio do decote e o meio do pé de gola com entretela. Alfinete-os juntos no meio, o lado direito do pé de gola tocando o lado direito da camisa. Em seguida, continue alfinetando até chegar às pontas.
(Na minha primeira tentativa de costurar o pé de gola, acabei cortando coisas que não deveria, e tive que refazê-lo, por isso meu decote ficou um pouco maior do que o original, e o pé de gola acabou por ficar um pouco menor do que deveria. Você vai perceber nas fotos que a margem de costura das pontas do pé de gola estão bem pequenas, e agora já sabe o motivo. O certo que é tenham 1cm.)
Costure do meio para fora, e pare exatamente onde acaba a camisa.
Alfinete agora a parte interna do pé de gola, que não tem entretela, no outro lado do decote, alinhando os piques do meio. Um alfinete é o suficiente.
Comece costurando pelo meio, com o pé de gola entretelado para cima. Costure exatamente sobre a linha da costura anterior. Costure em torno de 5cm, e depois alinhe as pontas, como fez para a gola. Estique e continue a costurar até onde terminou a costura anterior.
Gire a gola e comece do meio novamente.
Depois de costurar, confira se não formou nenhuma prega de tecido entre as camadas.
Centralize a gola sobre o pé de gola entretelado e marque a posição de cada lado.
Guarde a gola novamente.
Costuraremos o pé de gola desde a ponta até a marcação da gola, e para isso temos que enrolar a camisa para dentro do pé de gola:
Alfinete o pé de gola assim fechado para que a camisa não saia do lugar enquanto estamos costurando.
Ajuste o ponto da máquina para 1,5mm e costure ao redor da ponta do pé de gola até chegar à marcação. Essa costura deve começar o mais próximo possível da costura anterior, mas sem costurar o resto da camisa junto.
Apare as margens assim:
Cuidado para não cortar demais. Deixe 2mm de margem.
Desvire o pé de gola e ajeite a ponta com uma tesoura sem ponta, se necessário.
Passe o pé de gola.
Agora costuraremos a gola à parte entretelada do pé de gola. Primeiro, alfinete a gola na margem. Afaste a margem do pé de gola que está sem entretela para que não seja presa com os alfinetes também. Cuidado para não fixar a gola invertida: A parte com entretela fica para cima.
Costure com cuidado para não prender a margem do pé de gola inferior.
Passe a ferro e traga as margens de costura para dentro do pé de gola. Dobre a margem que ainda não foi costurada e ajeite-a sobre a costura anterior. Alfinete.
Pesponte todo o pé de gola bem próximo da beirada. Comece pelo meio e faça todo o contorno de uma vez só. Tome bastante cuidado nas pontas, pois a máquina costuma emperrar. É mais seguro girá-la manualmente nesse caso, e levantar o calcador sempre que for necessário. Estique o pé de gola para pespontar.
Passe bem, se possível sobre a almofada de alfaiate.
Está pronto! Agora falta pouco para terminar a camisa. Na próxima semana, faremos os punhos.
Leave a Reply