Como alterar um molde para suas medidas: Passo a passo

|

| por

Em resposta a dúvidas de alunas, demonstro aqui como alterar um molde simples para acomodar medidas diferentes das originais. Existem vários métodos que possibilitam o mesmo resultado, mas este é o meu preferido, pois permite ajustar para diferenças irregulares de medidas. Isso quer dizer que não aumenta o molde em quantidades iguais em busto, cintura, quadril e costas, mas sim nas quantidades necessárias dependendo do tamanho da pessoa. Pode-se aumentar 4cm no busto e apenas 2cm na cintura, por exemplo.

Além disso, o método adapta-se ao nível de precisão desejado no caimento da roupa. Pode ser feita uma alteração muito meticulosa, incluindo medidas como altura do busto, altura do busto à cintura e altura do quadril, queda de ombro, curvatura das costas, etc. Aqui, vou explicar apenas as medidas mais comuns, as que são frequentemente referenciadas em moldes de revistas, por exemplo.

A alteração é melhor aplicada quando se têm acesso às medidas de corpo sobre as quais foram feitos os moldes. Estes apresentam as medidas do corpo adicionadas de folgas de movimento ou de modelo, ou seja, medindo o molde não obtemos a medida exata do corpo. Para manter o mesmo estilo e aparência da roupa original, vale muito saber de antemão para que medidas de corpo aquele molde foi feito. Nas revistas de moldes de costura, a tabela de medidas apresenta essa informação. Verifique também se o molde já tem margens de costura adicionadas ou não. O método serve para ambos os casos.

É interessante, para compreender o método, entender um pouco de modelagem ou costura, para saber a proporção em que devem ser aplicadas as medidas. Sabemos que, na modelagem e costura, trabalhamos frequentemente com metade da frente e metade das costas, cada um representando 1/4 do corpo. As medidas de busto, cintura e quadril, nesse caso, estão divididas por 4. Outras medidas que encontraremos no molde podem aparecer divididas por 2, por 8, por 1, etc. Veremos esses exemplos depois. A diferença entre as medidas do molde e as medidas da pessoa deve, então, ser dividida de acordo antes de ser aplicada ao molde. Vamos começar!

Alterações em molde de vestido simples

Com os moldes em mãos, monte uma tabela com as medidas do molde original. Aqui usaremos as medidas de busto, cintura, quadril, costas, comprimento do corpo (a distância entre a lateral do pescoço e a cintura) e comprimento total da peça. Em seguida, as medidas para que deseja alterar o molde. Na tabela do exemplo, todas as medidas aparecem em centímetros.

Depois disso, continue a tabela inserindo a diferença entre essas medidas na próxima coluna. Coloque junto ao número um sinal “+” se a medida irá aumentar, e um “” se ela vai diminuir. Em seguida, efetue as divisões necessárias:

  • Busto, cintura e quadril são divididos por 4.
  • O busto também é dividido por 8 para localizar a pence.
  • Costas por 2 para aumentar as costas e por 6 para aumentar a largura do decote.
  • O comprimento do corpo não é dividido no molde, mas distribuímos essa diferença entre a parte de cima e a parte de baixo, então podemos dividir por 2.
  • O comprimento total continua sem divisão.

Agora a tabela está pronta para começarmos a alterar o molde. Pegue um pedaço de papel um pouco maior que o molde a ser alterado e posicione o molde sobre o papel, com o centro da frente/costas em uma das beiradas laterais do papel (imagem abaixo, à esquerda). Fixe-o com fita adesiva ou alfinetes. Estude agora, observando o molde, onde serão aplicadas as alterações. Na imagem abaixo, à direita, indiquei as localizações da maioria das medidas no molde, e como elas são obtidas.

   

Começaremos as alterações pelas larguras. A diferença entre a medida de busto do molde e a medida de busto da pessoa para quem vamos fazer a alteração, no meu exemplo, é de 12cm. (92 – 80 = 12cm) Como a medida de busto, no molde, está dividida em 4 partes, dividimos a diferença da mesma maneira. (12 / 4 = 3cm) Aumentamos então, sobre a linha do busto, a partir da lateral do molde, 3cm.

Como no desenho (abaixo, à esquerda), prolongue a linha de busto a partir da lateral do vestido. Meça, a partir da lateral, a medida obtida, no meu caso 3cm. Marque um pequeno traço vertical onde mediu 3cm. Em seguida, repita o mesmo procedimento para a medida da cintura. A divisão se repete. (74 – 68 = 8. Depois 8 / 4 = 2)

    

Repita para o quadril, também dividindo por 4. (98 – 96 = 2. Depois 2 / 4 = 0,5cm) Aqui a diferença é bem menor, mas não deve ser esquecida. No caso de a diferença ser negativa (a medida do molde é maior do que a que se deseja alterar), a marcação vem em direção ao centro do molde, para dentro e não para fora deste.

Depois do quadril, aproveitamos para deslocar a pence. Esta será deslocada dividindo a diferença do busto por 8, pois é a medida que se usa para localizar o ponto O (ápice do busto = busto dividido por 8, menos 1,5cm). (92 – 80 = 12. Depois 12 / 8 = 1,5) Transfira a pence inteira para a lateral. Depois de desenhar o novo contorno, passe a carretilha sobre a pence para que o traçado seja transferido para o papel de baixo.

    

A próxima largura é a das costas. Aplicaremos a alteração em 2 pontos: na metade da altura da cava (figura abaixo, à esquerda) e na ponta do ombro (figura abaixo, à direita). É só dividir a diferença das costas por 2 e marcar da mesma forma que as outras medidas. (37 – 36 = 1. Depois 1 / 2 = 0,5cm)

    

Agora o comprimento do corpo. Essa parte exige mais atenção. Como foi comentado antes, a medida do comprimento do corpo é apresentada inteira no molde, mas distribuiremos a diferença entre a parte de cima e a parte de baixo para não haver distorção. Isso aumenta o molde tanto na região da cava quando na região da cintura, para a diferença ficar proporcional.

A nossa medida de comprimento do corpo do molde é 41, e a que desejamos colocar no molde é 46, logo, a diferença é de 5cm. Dividindo por 2, temos 2,5cm de diferença para cima e 2,5cm para baixo. Aplicamos a diferença da parte de cima no centro do decote e nas duas pontas do ombro. Na parte de baixo, isto é, na linha da cintura do molde, descemos a linha toda em 2,5cm.

Por que na linha da cintura, e não na linha da barra do vestido? Por que a medida de comprimento do corpo refere-se à distância entre o ombro e a cintura apenas. O comprimento do vestido será corrigido depois. Como descemos a linha da cintura (em tracejado na figura abaixo, à esquerda), descemos a linha do quadril e a linha da barra do vestido da mesma maneira para compensar.

Em seguida, alteramos a largura do decote aplicando a diferença das costas dividida por 6 (proporção usada na modelagem). A alteração deve ser feita nas pontas interna e externa do ombro, sobre a altura nova. (em vermelho na figura abaixo)

Nossa próxima e última alteração na frente do vestido é o comprimento total. O comprimento total é alterado da seguinte maneira:

  • Diminui-se o comprimento total do molde pelo da medida a que queremos chegar (95 – 100 = -5);
  • Diminui-se o comprimento do corpo do molde pelo da medida a que queremos chegar (41 – 46 = -5);
  • Em seguida calcula-se o primeiro resultado menos o segundo. Esta é a medida que devemos adicionar (ou subtrair, no caso de medida negativa), do comprimento do vestido. (-5 -(-5) = 0)

No caso do exemplo, a diferença entre o comprimento do corpo original e o da alteração é de 5cm, mas a diferença do comprimento total também é 5, então nenhuma alteração será feita no comprimento.

E pronto! Agora só falta ligar os pontos e traçar o novo contorno do molde. Quando for traçar a pence, não esqueça de deslocá-la para baixo junto com a nova linha da cintura.

Confira também a medida de ombros. Mudamos o ombro de acordo com a medida de costas, mas como nem todo mundo segue a mesma proporção, meça o ombro para garantir, e altere se for necessário.

   

Para alterar o molde das costas, siga o mesmo processo. Veja abaixo o resultado da alteração.

Traçados do molde antigo e do molde novo sobrepostos

Alterações em vestido com recorte princesa

Para moldes mais complexos, como por exemplo o recorte princesa, devemos primeiro pensar no total do molde antes de pensar em suas partes. Usarei como exemplo o vestido com recorte princesa que parte do ombro e vai reto até a barra.

Por onde passa esse recorte? A principal função do recorte princesa é modelar a roupa passando pelas pences, certo? Isso quer dizer que a localização desse recorte depende da localização da pence. Quando ele parte do ombro, ele também esconde ali uma pence do ombro. Esta pence se localiza na metade do ombro, e depende da medida das costas.

Já a pence da cintura, como vimos antes, depende da medida do busto, mais precisamente de sua divisão por 8. Já temos aqui algumas dicas de como alterar as medidas nesses moldes. Como o recorte princesa cai reto desde o ápice do busto, alteramos ele todo de acordo com a mesma medida, 1/8 do busto. Já a lateral da peça deve levar em consideração as medidas de busto, cintura e quadril.

    

É assim que faremos a alteração: copiamos os moldes lado a lado, com o recorte fechado, como se fosse um molde só. Para isso é importante que não tenham margens de costura nessa região. Aumentamos ou diminuimos as medidas exatamente como feito no exemplo anterior, ignorando o recorte. Depois disso, deslocamos o recorte deste jeito:

  • No ombro, o recorte deve ficar exatamente na sua metade;
  • No busto, cintura e quadril, o recorte se movimenta junto com a pence. Altere a pence de acordo com a diferença de medidas do busto dividida por 8, como no primeiro exemplo;
  • Ligue o novo recorte do ombro à pence, e continue o traçado até a barra, paralelo ao centro da frente/costas.
Marque o meio do ombro e desloque a pence
Conecte as pences para traçar a nova linha do recorte princesa

Depois disso é só transferir o novo traçado para um outro papel, com a carretilha, e adicionar as margens de costura que faltarem.

 Outras alterações

Alguns outros exemplos de alterações são as mangas e as calças. Para as mangas, devemos levar em consideração o quanto aumentou a lateral do busto e o quanto subiu o ombro. Essas medidas são alteradas separadamente para não deformar a proporção da cabeça da manga. O comprimento do braço é uma alteração mais simples.

No caso das calças, alteramos as diferenças de medidas de quadril e cintura divididas por 8, nos dois lados do molde, como mostra a figura abaixo, à direita. Subimos na cintura a diferença da altura do gancho. Nas pernas da calça, dependendo do modelo, alteramos a largura do joelho e da boca da calça, com as diferenças divididas por 4. Descemos na barra a diferença do comprimento da calça menos a diferença da altura do gancho, que já foi marcada anteriormente.

    

Tenho certeza de que este tutorial será muito útil! Espero que tenham gostado. Logo teremos mais!

Comments

41 responses to “Como alterar um molde para suas medidas: Passo a passo”

  1. Diana Jesus Avatar
    Diana Jesus

    Boa noite Renata!

    Primeiro de tudo, obrigada por este prestável passo a passo! Deu-me muito jeito para um molde que tinha meu, mas gostaria de lhe pedir ajuda numa coisa se fosse possível. O meu problema é o seguinte;

    Eu comprei um molde na internet do reino unido e o molde vem com dois tamanhos, um L e XL. Entre esses dois tamanhos existem duas medidas, por exemplo o L tem a medida 16-18 e o XL tem 20-22, medidas com diferenças. Eu cortei o molde XL, mas agora gostava de saber como posso chegar à minha medida certa. Eu não sei exactamente que tamanho exacto tem o XL para poder fazer as contas como explica neste passo a passo. Mas também pensei em medir o molde que cortei e tentar com essa medida chegar ate à minha exacta. Qual é a sua opinião? Peço desculpa se estou a ser muito confusa, mas precisava de saber mesmo o que acha.

    Muito obrigada!

    1. Renata Avatar
      Renata

      Oi Diana!
      Fico contente de ter te ajudado com o passo a passo!
      Para o caso do molde de que não sabes as medidas, tu podes tentar entrar em contato com o fabricante do molde, ou mesmo olhar no site de onde compraste, pois eles provavelmente têm uma tabela de medidas, ou pelo menos deveriam ter.
      Se ainda assim não for possível conseguir as medidas, o jeito é fazer como falaste, medindo o próprio molde. Começa pelas peças maiores e só no final faz os detalhes como golas, punhos, etc. O importante neste caso é prestar atenção à folga do modelo. No molde vais encontrar a medida da pessoa + alguns centímetros extra para que a roupa não fique muito apertada. A folga depende sempre do tipo de roupa. Para calcular a folga, aconselho comparar uma roupa tua, similar ao molde que compraste, às tuas medidas. A sobra será a folga! A folga só aparece nas medidas horizontais.
      Além da folga, não esquece de conferir se o molde já tem margens de costura ou não, para considerar nos cálculos.
      Depois da alteração, é sempre bom fazer um protótipo em um tecido barato para testar o molde.
      Espero que tenha ajudado!
      Renata

      1. Diana Jesus Avatar
        Diana Jesus

        Olá Renata!

        Muito obrigada pela resposta! Ando um pouco desesperada com este molde.
        Em questão às medidas, elas estão no molde sim, mas como expliquei antes as medidas XL têm duas medidas de busto, cintura e anca diferentes, perto umas das outras, mas diferentes e no molde não tenho a certeza qual delas é a exacta. O molde é este que eu comprei: http://www.ebay.co.uk/itm/261033113183?ssPageName=STRK:MEWAX:IT&_trksid=p3984.m1423.l2648 (pode até ver as medidas XL em cm na segunda imagem)
        Estou a tentar fazer um body à minha medida exacta uzando este molde como guia. O que também pensei em fazer foi dividir as minhas medidas cintura, busto e anca por 4 e depois traçar o resultado na metade do molde. Acha que funcionaria assim?
        Irei usar o seu passo a passo como base, pois é excelente, mas usando cálculos diferentes para ser mais fácil para mim, o que acha? Só queria uma forma fácil de conseguir acertar as minhas medidas, pois este molde é de tamando standard, está entre medidas e nenhuma é exacta.

        Obrigada mais uma vez pela ajuda!

        1. Renata Avatar
          Renata

          Oi Diana,
          O molde apresenta os tamanhos em XS – S – M – L – XL justamente por ser feito para malhas, o que faz com que um único tamanho de molde sirva para medidas diferentes. No teu caso, o XL serve desde pessoas com busto 107 até 112, pelo menos.
          Para alterar esse molde e deixá-lo com teu tamanho ideal, tu podes marcar as tuas medidas divididas por 4, como falaste, e depois cortar uma peça teste em um dos tecidos recomendados para ajustar a peça no corpo. Acho que é o melhor a fazer nesse caso, já que tudo vai depender de quanto o tecido estica. Depois de ajustar, transfere para o molde os ajustes feitos no corpo. Neste caso não há folga de movimento, muito pelo contrário, o molde ficará um pouco menor do que tuas medidas.
          Espero que consigas desta vez!
          Renata

          1. Diana Jesus Avatar
            Diana Jesus

            Muito obrigada Renata!

            Já me sinto mais segura, pois o que mais me deixava com receio era as contas. Entao sendo assim com as minhas medidas meço e divido as partes que têm de ser por 4 e depois as costas que é por 2. Uso também a ajuda do seu passo a passo em relação ao comprimento do corpo, pois neste molde que comprei reparei que é ligeiramente curto. O tecido que vou usar será lycra, por isso será bastante elastico.

            Renata, obrigada pela ajuda!

            p.s: Você tem mail? Quando encontrei o seu site não o achei.

          2. Renata Avatar
            Renata

            De nada!
            Coloquei uma página de contato, lá encontras meu endereço de email.

            Renata

      2. Diana Jesus Avatar
        Diana Jesus

        Desculpe mandar outra mensagem Renata, mas até vou escrever aqui as medidas que trás o XL. São as seguinte:

        20-22

        20- Busto: 107 cm
        Cintura: 87 cm
        Quadril: 112 cm

        22-Busto: 112 cm
        Cintura: 94 cm
        Quadril: 117

  2. adriana feitosa dos santos Avatar
    adriana feitosa dos santos

    eu adorei a medidas poderia me explica as medidas de roupa infantil como dividi.obrigada poderia me enviar mas tchau forte abraço amiga adriana

    1. Renata Avatar
      Renata

      As divisões são as mesmas! Abraço!

  3. Alzilene Alves Avatar
    Alzilene Alves

    Parabéns e muito obrigada por deixar para nós estas dicas tão preciosas. Sucesso!!!!!

    1. Renata Avatar
      Renata

      Obrigada!

  4. Mariza Avatar
    Mariza

    Renata, voce está de parabéns. Conseguiu explicar didaticamente como alterar um molde. Eu não sou costureira mas gosto de costurar e tenho dificuldades em encontrar moldes no tamanho grande.. e sua dica está sendo de muita valia para mim. Grata.

    1. Renata Avatar
      Renata

      Obrigada, Mariza! Era esse o meu objetivo. Fico contente de saber que está te servindo!

  5. JAUDICÉIA MENESES Avatar
    JAUDICÉIA MENESES

    Estava à procura de um esclarecimento quanto ao aumento de molde de vestido e vc me esclarecu mais do que eu esperava. Parabéns e q Deus abençoe.

  6. Nayara Avatar
    Nayara

    Excelente explicação! Obrigada por compartilhar conosco!

  7. Sabrina Avatar
    Sabrina

    É incrível como você explica de forma clara e simples.
    Parabéns

    1. Renata Avatar
      Renata

      Obrigada!

  8. Rose Avatar
    Rose

    Olá, gostei muito das explicações ! Tenho um método mas não tenho o caderno de explicações e gostaria de saber como faço pra saber qual é o meu tamanho , qual numero devo traçar ?

    1. Renata Avatar
      Renata

      Oi! Qual método tens? Para saber teu tamanho é só tirar as tuas medidas com fita métrica! Recomendo esta explicação: http://www.cortandoecosturando.com/Tirar_medidas_feminino.html

  9. Eva Vilma Avatar
    Eva Vilma

    Oi Renata, comecei fazer curso de corte e costura e estou gostando!
    só estou com dificudades pra entender a fazer um molde com minhas medidas! encontrei e amei suas explicações! essas dicas servem também pra fazer moldes? com minhas medidas? obrigado pela atençãoo!

    1. Renata Avatar
      Renata

      Oi Eva, que bom que gostaste. As dicas servem apenas para fazer alterações. Para fazer um molde novo, precisas seguir um método de modelagem. No site http://www.cortandoecosturando.com.br podes encontrar um. Abraço!

  10. helena Avatar
    helena

    Renata: li as informações acima e percebi que vc demonstra em um molde básico de vestido. Entendi o que vc demonstrou mas não sei como aplicar em um blusa cujo molde difere do seu exemplo. No meu caso, tenho uma blusa no molde de nº 40 mas as minhas medidas diferem em muito das medidas do molde. Ajude-me, por favor!

    1. Renata Avatar
      Renata

      Oi Helena! Aí tu tens que identificar os pontos principais da blusa, que são os pontos onde é aplicada a gradação. Centro do pescoço, lateral do pescoço, ombro, cava, lateral do busto, cintura e quadril. A partir daí, as fórmulas são as mesmas!

  11. adelina armando macie Avatar
    adelina armando macie

    Ola Renata gostei muito do seu site e principalmente das suas explicações. Sou nova nesta arte. Estou tentando fazer molde de camisa para uniforma da minha filha de 11 anos. tirei medidas e após dividir a medida do busto fica muito inferior ao das costas a cava no lugar de sair entra para o mamilo. tive 15 o busto já dividido enquanto costas tenho 15.

  12. Cleusa Avatar
    Cleusa

    Oi Renata!
    Adorei suas explicações mas continuo com duvidas!
    Posso alterar um molde de tamanho 46 para o tamanho 66?
    Se posso eu uso a suas dicas ou existe outra forma para que eu possa fazer?
    Obrigada!

    1. Renata Avatar
      Renata

      Oi Cleusa! Acho inviável aumentar tanto, pois o molde pode ficar muito distorcido. Vale mais a pena fazer um novo, no tamanho certo. No site http://www.cortandoecosturando.com você encontra mais informações sobre como fazer moldes. Um abraço!

  13. Cleusa Avatar
    Cleusa

    Obrigada!
    Vou seguir seu conselho!!

  14. renata juvenal Avatar
    renata juvenal

    renata. amei sua dica, mas gostaria de pegar um molde no meu tamanho e fazer um para minha filha de 2 anos, quero ela igualzinha a mim rsrsrsrsrs mas como fazer pra q o modelo saia igual com tanta diferença de tamanho, ajudeme por favor

    1. Renata Avatar
      Renata

      Oi Renata! O ideal é tu pegares um molde do tamanho dela e transformares pra ele ficar parecido com o teu. Realmente não dá pra diminuir o de adulto até chegar no infantil, pois eles são muito diferentes!

  15. geni bento Avatar
    geni bento

    Adorei.Fiz o curso costuro mais não conseguia aumentar os moldes.Agora acho que vou acerta.Obrigada
    Geni Bento

    1. Renata Avatar
      Renata

      Que bom, que bom! Boas costuras!

  16. Vera Avatar
    Vera

    Obrigada! A melhor instrução para esse fim que já encontrtrei. Já vinha olhando os estudos de gradação mas achei maisenjoado de fazer. Obrigada!

  17. Taisa Burtet Avatar
    Taisa Burtet

    Oi Renata, tudo bem?
    Esse método serve para fazer gradação de moldes também?

    1. Renata Avatar
      Renata

      Sim!! Só que a manga está um pouco simplificada, então se fizeres gradação industrial, é melhor procurar algum livro para complementar. Abraço!

  18. lena Avatar
    lena

    Boa noite
    Fiz um blazer, só que a cava ficou maior do que eu queria. gostaria de saber como posso reduzir 2 cm de cada uma. Posso descer o ombro 1 cm na frente e um nas costa? Vai dar muita diferença com relação a altura do peito e da cintura? Quero que a manga fique bem sequinha.

    1. Renata Avatar
      Renata

      Para cavas de blazer, geralmente o erro é que fazemos ela baixa demais. Não precisa de tanta folga embaixo do braço. Outra coisa é a manga: manga de blazer tem cabeça bem alta, o que aumenta o comprimento da cava e diminui a largura da manga. Seguindo esses princípios, a manga fica bem sequinha.

  19. […] Retirado do Blog Renata Perito […]

  20. […] do Blog Renata Perito Demonstro aqui como alterar um molde simples para acomodar medidas diferentes das originais. […]

  21. Robson Frauches Avatar
    Robson Frauches

    Renata, muito obrigado pelas dicas que você compartilha. São sempre muito esclarecedoras. Mas este post foi extremamente útil! Já havia procurado por estas dicas em dezenas de sites e vídeos, mas nenhum estava tão bem detalhado e explicativo. Certamente somou muito para meu aprendizado de modelagem, assim como para o de muitas outras pessoas, creio eu. Que Deus te abençoe!

  22. Renata Sipriano Avatar
    Renata Sipriano

    oi Renata
    to aprendendo agora a modelar
    então surgiu uma duvida. Esse passo a passo é das costas, como faço para 
    a parte da frente e lateral? como ajustar o tamanho seguindo o exemplo exposto e medidas 
    no caso acrescentando
    abçs

  23. Mia Ribeiro Avatar
    Mia Ribeiro

    Pense num post arretado! Valeu! Vou tentar isso nos moldes da Burda Style!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *