O manequim certo facilita muito o trabalho, e vale a pena o investimento. Hoje vou explicar para vocês as características de um manequim específico para moulage, para que vocês possam comprar independente de marcas.
Se você não sabe o que é moulage, leia este post.
1. Dá para espetar com alfinete.
A característica mais importante é que seja possível espetar com alfinete. Não precisa afundar o alfinete inteiro, só a camada superficial basta.
2. Não há nada que impeça que seja alfinetado no centro.
Os manequins de tamanho regulável têm partes plásticas no centro do manequim, que são as próprias regulagens. Esse tipo não serve para moulage, pois impede que alfinetemos o tecido nos pontos pricipais do centro do corpo – pontos essenciais para a moulage.
3. O forro é firme, de tecido de algodão.
Se o forro não é firme, irá ceder com o peso do tecido, e assim alterará as medidas da moulage. Esse é o motivo pelo qual os manequins forrados de malha são inadequados para moulage.
4. O corpo é proporcional e realista.
A moulage, como é feita sobre o manequim, é adaptada às medidas e proporções do mesmo. Se o manequim tiver formas muito diferentes da pessoa que vestirá a roupa, o caimento não será bom. É claro que é impossível que um manequim atenda a todos os tipos de corpo, então o ideal é que seja um corpo padrão, ou seja, uma média adequada aos padrões de beleza atuais.
À medida que os padrões de beleza mudam, os formatos dos manequins também mudam. No final do século XIX, por exemplo, o corpo retratado pelo manequim tinha a cintura super fina, e quadris e busto destacados, como modelavam os corsets da época. Hoje não é mais um corpo realista, mas retratava a realidade na sua época.
5. O apoio é de metal, e os pés são pesados e firmes
Para que o trabalho seja confortável, os pés do manequim são pesados, e impedem que ele balance. Não precisa ser igual ao meu, desde que tenha as características citadas.
6. Há regulagem de altura na base
Isso é muito importante para o conforto na hora de fazer a moulage. Quando trabalhamos no ombro, deixamos o manequim mais baixo, por exemplo. Também regulamos para que seja possível trabalhar de pé ou sentados, de acordo com nossa preferência.
Saia ou calça?
Os manequins femininos podem ser adquiridos com pernas desenhadas ou com a base da saia, como o meu na foto. Apesar de este facilitar o trabalho com saias, que são bem mais práticas de fazer com o manequim específico, o manequim com pernas não impede a moulage de saias. Em contrapartida, se comprar o manequim de saia, não poderá fazer calças de jeito nenhum. Pensando nisso, recomendo o manequim com perna (curta ou comprida).
Qual tamanho eu escolho?
Isso depende do uso que dará ao manequim. Se você vai costurar apenas para si mesmo, compre o tamanho mais próximo do seu. Se as medidas não forem todas iguais, prefira que seja menor, pois é possível aumentar o volume do manequim com fibra.
Antes de comprar, peça a tabela de medidas do fabricante, assim você tem certeza do tamanho de que precisa.
Se você vai modelar para várias pessoas, prefira manequins menores. Você ainda poderá aumentar o manequim com fibra. A melhor maneira de fazer isso é costurar uma base do tamanho desejado, com zíper destacável na parte traseira. Vista o manequim com essa base e depois complete o espaço que sobrou com fibra ou manta acrílica.
E o braço?
O braço pode ser comprado à parte ou feito em casa. No livro Moulage – Arte e técnica no design de moda há um passo a passo sobre como fazê-lo.
O braço é usado para modelar mangas comuns, japonesas, raglan, etc.
Aqui no Brasil
Conheço duas marcas de manequim de moulage aqui no Brasil: WM e Draft. Ambas na região sudeste. Não tenho preferência, então acho que vale a pena pesquisar os preços e valor do frete.
A leitora Carolina fez uma pesquisa bem legal de preços e postou nos comentários abaixo. Recomendo que leiam, pois é muito útil! Obrigada, Carolina!
Leave a Reply